A Premier League anunciou nesta quinta-feira (6) que o VAR será mantido para a temporada 2024/25, apesar das críticas que têm sido dirigidas à ferramenta no futebol inglês. Após uma votação envolvendo os 20 clubes, ficou decidido que o árbitro de vídeo permanecerá em uso, com o objetivo de proporcionar uma tomada de decisão mais precisa. Entretanto, a liga reconhece a necessidade de melhorias e busca aprimorar o VAR para beneficiar tanto o jogo quanto os torcedores.
O Wolverhampton, segundo o jornal britânico The Athletic, foi a única equipe que pediu a eliminação do VAR, enviando um ofício à liga nas últimas semanas. No entanto, a Premier League convocou uma votação extraordinária com representantes de todos os clubes, onde 19 votaram a favor da manutenção da ferramenta, enquanto apenas o Wolverhampton se opôs.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Entenda por que o VAR pode ser banido da Premier League
- Casemiro compra clube com valor menor que o próprio passe
- Gol na final da Champions aproxima Vini Jr da Bola de Ouro
Em comunicado, a Premier League afirmou que, embora o VAR produza uma tomada de decisão mais precisa, reconhece a necessidade de melhorias para o benefício do jogo e dos torcedores. Como parte desse esforço, seis áreas principais foram focadas nas discussões com os clubes, incluindo a redução dos atrasos no jogo, a melhoria da experiência dos torcedores e o aumento da transparência e comunicação em torno do VAR.
Quer saber mais notícias do futebol europeu? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Além disso, a partir da próxima temporada, o Campeonato Inglês também adotará a tecnologia do impedimento semiautomático, semelhante à usada na Champions League, na FIFA e no Campeonato Italiano. Esta nova ferramenta visa proporcionar uma análise mais precisa e rápida das jogadas, utilizando câmeras espalhadas pelo estádio e sensores na bola para traçar as linhas de impedimento.
A Premier League ressalta ainda que continuará trabalhando na implementação de treinamento VAR mais robusto para melhorar a consistência e na entrega de uma campanha de comunicação para esclarecer o papel do VAR no jogo para participantes e torcedores.
LEIA O COMUNICADO DA PREMIER LEAGUE:
- “Os clubes da Premier League votaram hoje a favor de continuar a operar o VAR. Embora o VAR produza uma tomada de decisão mais precisa, foi acordado que melhorias deveriam ser feitas para o benefício do jogo e dos torcedores. Como parte do trabalho contínuo para melhorar o VAR, seis áreas principais foram focadas nas discussões com os clubes:
- 1. Manter um limite alto para intervenção do VAR para proporcionar maior consistência e menos interrupções no fluxo do jogo.
- 2. Reduzir os atrasos no jogo, principalmente através da introdução da tecnologia de impedimento semiautomático e da manutenção do limite elevado para intervenção do VAR.
- 3. Melhorar a experiência dos torcedores por meio de uma redução nos atrasos, anúncios dos árbitros no estádio após uma mudança de decisão pós-VAR e, sempre que possível, uma oferta aprimorada de replays nos telões para incluir todas as intervenções do VAR.
- 4. Trabalhar na implementação de treinamento VAR mais robusto para melhorar a consistência, incluindo ênfase na velocidade do processo, preservando a precisão.
- 5. Aumentar a transparência e a comunicação em torno do VAR – incluindo comunicações expandidas da central do VAR e através de programação de transmissão como “Match Officials Mic’d Up” (divulgar os áudios das conversas entre os árbitros e o VAR)
- 6. A entrega de uma campanha de comunicação do VAR para torcedores e partes interessadas, que buscará esclarecer ainda mais o papel do VAR no jogo para participantes e torcedores.”
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar