A participação dos judocas brasileiros Mayra Aguiar e Leonardo Gonçalves nas Olimpíadas de Paris 2024 terminou de forma precoce nesta quinta-feira (1º). Ambos foram eliminados nas oitavas de final de suas respectivas categorias, em confrontos que evidenciaram a competitividade e o nível dos desafios da competição.
Mayra Aguiar, que competia na categoria até 78kg, enfrentou a italiana Alice Bellandi, número 1 do mundo. Em uma luta intensa, Mayra conseguiu levar o combate para o golden score após ver um waza-ari de Bellandi ser anulado pelo VAR. No entanto, a italiana conseguiu encaixar um novo golpe decisivo, eliminando a brasileira.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Caio Bonfim conquista prata histórica na marcha atlética
- Brasil pega a França nas quartas do futebol feminino
- Agenda Olímpica: brasileiros nas Olimpíadas nesta quinta (1º)
Esta foi a quinta participação olímpica de Mayra, que já conquistou três medalhas de bronze nas edições de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Apesar da eliminação individual, Mayra ainda terá a chance de buscar sua quarta medalha olímpica na competição por equipes mistas, onde o Brasil enfrentará o Cazaquistão nas oitavas de final.
Quer saber mais notícias das Olimpíadas? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Leonardo Gonçalves, competindo na categoria até 100kg, também teve uma luta difícil contra Dzhafar Kostoev, dos Emirados Árabes Unidos. O brasileiro sofreu um waza-ari logo no início da luta, mas conseguiu empatar no contra-ataque. A disputa foi para o golden score, onde Leonardo acabou sendo derrotado por um segundo waza-ari, encerrando sua participação individual nos Jogos. Leonardo, que já conquistou bronze no Grand Prix de Zagreb em 2023 e prata no Mundial Jr de 2015, também fará parte da equipe brasileira na competição por equipes mistas.
CRÍTICAS À ARBITRAGEM
A arbitragem no judô tem sido motivo de insatisfação para a delegação brasileira, especialmente após a eliminação de Rafael Macedo, que perdeu a disputa pelo bronze devido a uma punição controversa. As decisões arbitrárias geraram protestos entre os torcedores brasileiros presentes nas arquibancadas.
Os judocas agora voltam suas atenções para a competição por equipes mistas, que oferece uma nova oportunidade de medalha para o Brasil. As lutas estão marcadas para o próximo sábado (3), a partir das 5h (horário de Brasília).
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar