Na manhã desta sexta-feira (02), Valdileia Martins entrou para a história do esporte brasileiro ao alcançar a marca de 1,92m no salto em altura, igualando o recorde nacional que era detido por Orlane Maria dos Santos desde 2008. A conquista ocorreu durante as Olimpíadas de Paris 2024, consolidando Valdileia como um dos grandes nomes do atletismo brasileiro.
A trajetória de Valdileia na competição começou com uma tentativa frustrada a 1,88m, mas ela conseguiu acertar na segunda tentativa e superou seu antigo recorde pessoal de 1,90m, que a tornava a segunda mulher brasileira a alcançar essa marca. Determinada, ela elevou ainda mais o nível e, ao saltar 1,92m, escreveu seu nome na história do atletismo nacional.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Ouro à vista? Veja a agenda dos brasileiros nesta sexta (2)
- Rebeca é a maior medalhista mulher do Brasil em Olimpíadas
- “Não quero mais enfrentar ela”, diz Biles ao exaltar Rebeca Andrade
Apesar do feito, o dia não foi sem desafios. Ao tentar superar a marca de 1,95m, Valdileia sofreu uma lesão, deixando sua participação na final de domingo (04) incerta. A atleta, natural de Querência do Norte, Paraná, tem 35 anos e uma carreira de 18 anos como atleta federada.
Quer saber mais notícias das Olimpíadas? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Valdileia já havia demonstrado seu talento em competições anteriores. Em 2023, ficou em quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com um salto de 1,78m, foi campeã no Sul-Americano em São Paulo, com 1,84m, e venceu o GP São Paulo, saltando 1,78m. Este ano, ela já havia registrado um salto de 1,87m em março, durante o 1º Circuito Paulista Open de Atletismo.
VEJA MAIS:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar