Há sete anos, o Brasil não vê um piloto seu na Fórmula 1. Agora, Gabriel Bortoleto, de 20 anos, se prepara para ocupar esse lugar e reviver a tradição do país nas pistas. Nascido em São Paulo em 2004, Bortoleto iniciou sua carreira no kart aos sete anos.
Confirmado na próxima temporada da F1 como piloto da equipe Sauber, o brasileiro conquistou o título do Mundial de F2 e subiu no pódio da última corrida da temporada, ao terminar na segunda colocação em Abu Dhabi, garantindo a conquista do campeonato com uma certa tranquilidade. A competição ocorreu neste domingo (08).
O argentino Isack Hadjar, único concorrente direto do brasileiro, acabou travado na largada e teve que receber ajuda para retornar aos boxes. Com isso, caiu para o último lugar e não conseguiu se recuperar para impedir a conquista de Gabriel.
VEJA TAMBÉM
- Confira a tabela do Mundial de Clubes 2025
- Jogador do Milan é acusado de agredir modelo brasileira
- Mundial da Fifa: veja os adversários dos brasileiros
"Muita gente desconfiou que eu não ia conseguir quando estava na FRECA, mas ganhei a F3 e a F2 seguidas. A gente não desiste, é um povo que supera qualquer barreira. Obrigado a todos que me ajudam e me apoiam, esse título é para vocês. Isso mostra o quanto o Brasil é forte, e vou voltar a representar vocês na F1", disse o campeão.
Bortoleto será o primeiro piloto brasileiro titular da F1 desde 2017, ano em que Felipe Massa deixou a competição. O primeiro contato do agora campeão da F2 com o carro da equipe suíça será nos testes de pós-temporada, novamente em Abu Dhabi.
O paulistano é visto como um dos promissores talentos dos esportes a motor. Campeão da F3 em 2023, ganhou em 2024 uma oportunidade na F2, principal categoria de acesso à F1, e não decepcionou. Piloto da equipe Invicta Racing, que conta com o suporte da McLaren, teve boa regularidade ao longo do Mundial e até chegar à conquista na última corrida.
O mais novo representante do Brasil na principal categoria do automobilismo teve ascensão meteórica nas pistas. Ele iniciou a carreira no kart aos sete anos e estreou em carros de fórmula em 2020. Passou pela F4 italiana e pela Fórmula Regional Europeia (FRECA) antes de chegar à F3, em 2023.
Quer mais notícias de esporte? Acesse o nosso canal no WhatsApp
"É a melhor sensação do mundo, não consigo explicar o que estou sentindo agora. Tanta adrenalina, alegria, todos estão aqui me apoiando, todo o Brasil me assistindo às 6h da manhã. Consegui retribuir essa alegria em um domingo pela manhã. É um sonho, é espetacular. Não estou pensando muito, estou em outra dimensão", festejou o piloto.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar