plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
VETO DO TRUMP

Fifa avalia transferir jogos da Copa dos EUA para o Canadá

Medida seria uma resposta às crescentes dificuldades na obtenção de vistos para entrar no país presidido por Donald Trump. A Copa do Mundo de 2026 está programada para ser realizada em três países: Estados Unidos, Canadá e México

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Fifa avalia transferir jogos da Copa dos EUA para o Canadá camera FIFA considera transferir jogos da Copa do Mundo de 2026 para o Canadá devido a problemas de visto nos EUA | Divulgação

A Copa do Mundo de futebol é um dos eventos ocorridos a cada quadriênio dos mais importantes e aguardados. O que a competição envolve chega a ser tão grandioso ou mais que as próprias olimpíadas que envolvem uma quantidade quase quatro vezes maior de países.

A Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) está avaliando a possibilidade de transferir parte dos jogos da Copa do Mundo de 2026, originalmente programados dos Estados Unidos, para o Canadá.

A medida seria uma resposta às crescentes dificuldades na obtenção de vistos para entrar nos EUA, uma questão que se intensificou devido às políticas migratórias implementadas durante a administração de Donald Trump.

A principal preocupação da entidade máxima do futebol é o longo tempo de espera para a emissão de vistos americanos, que em alguns consulados pode chegar a 300 dias. Esse atraso pode inviabilizar a presença de torcedores, familiares de atletas, jornalistas e até mesmo de membros das delegações e da própria equipe da FIFA, que precisam chegar com antecedência para os preparativos do torneio.

CONTEÚDO RELACIONADO:

As restrições de visto afetam cidadãos de 43 países, incluindo o Irã. Diante desse cenário, o Canadá surge como uma alternativa viável. O país vizinho é visto como mais neutro e estável em suas políticas de imigração, com um processo de emissão de vistos considerado menos restritivo. Até o momento, não há uma decisão oficial sobre a realocação dos jogos.

O governo dos Estados Unidos já declarou estar ciente do problema e prometeu acelerar os processos consulares, inclusive com o uso de inteligência artificial, para evitar transtornos antes do início da competição. No entanto, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, tem minimizado publicamente o impacto da chamada “crise dos vistos” e reafirmado que os EUA são um país acolhedor e que o planejamento do mundial segue conforme o previsto.

BRASILEIRO FOI IMPEDIDO DE DISPUTAR TORNEIO

Recentemente, o atleta brasileiro de tênis de mesa, Hugo Calderano, enfrentou dificuldades e não conseguiu o visto a tempo de participar de um torneio nos Estados Unidos, o que reforça as preocupações sobre o tema. A Copa do Mundo de 2026 está programada para ser realizada em três países: Estados Unidos, Canadá e México.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias