plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SIMBOLISMO CULTURAL

FIFA revela mascotes da Copa do Mundo de 2026

Maple, Zayu e Clutch representam Canadá, México e Estados Unidos respectivamente na primeira Copa com três países-sede.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia FIFA revela mascotes da Copa do Mundo de 2026 camera Esta será a primeira vez que um Mundial vai contar com três sedes – até então, com a exceção de Japão e Coreia do Sul em 2002, todas foram disputadas em apenas um país. | Divulgação / FIFA

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) revelou nesta quinta-feira (25) os três mascotes da Copa do Mundo de 2026. A competição será realizada em três países (Estados Unidos, Canadá e México) e cada um dos mascotes homenageia uma nação-sede.

"Maple, o alce (Canadá), Zayu, a onça-pintada (México) e Clutch, a águia-americana (Estados Unidos) foram cuidadosamente desenvolvidos para refletir a vibrante cultura, a herança e o espírito de seus respectivos países, unindo-se para simbolizar a unidade, a diversidade e a paixão compartilhada pelo esporte", informou a federação em nota oficial.

Leia também

A Copa do Mundo de 2026 será a 16ª edição consecutiva a contar com um mascote, um símbolo do torneio que já teve inspirações humanas, artísticas, em animais e frutas e até etéreas ao longo da história.

Quer receber mais notícias da Copa de 2026? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Esta será a primeira vez que um Mundial vai contar com três sedes – até então, com a exceção de Japão e Coreia do Sul em 2002, todas foram disputadas em apenas um país.

Maple, o alce aanadense

Maple, o alce, é um goleiro dedicado. Nasceu para viajar, passando por todas as províncias e territórios do Canadá, conectando-se com as pessoas e abraçando a rica cultura do país.

Com um talento especial para fazer defesas lendárias e um coração cheio de força, Maple combina histórias sem fim com um talento inabalável.

Características do mascote canadense

  • Posição: Goleiro;
  • Personalidade: Dedicado e conectado com a cultura local;
  • Habilidade especial: Defesas lendárias;
  • Representa: A vastidão territorial e diversidade cultural do Canadá.

Zayu, a onça-pintada mexicana

Zayu, a onça-pintada, é um atacante engenhoso e ágil que intimida os defensores. Nasceu das selvas do sul do México e personifica a rica herança e o espírito vibrante do país.

Fora de campo, Zayu abraça a cultura mexicana por meio da dança, da comida e da tradição, unindo pessoas além das fronteiras com paixão.

Características do mascote mexicano

  • Posição: Atacante;
  • Personalidade: Engenhoso, ágil e intimidador;
  • Origem: Selvas do sul do México;
  • Representa: A rica herança cultural e tradições mexicanas.

Clutch, a águia-americana dos Estados Unidos

Clutch, a águia-americana, é um grande meio-campista. Possui uma sede insaciável por aventura, voando pelos Estados Unidos e abraçando cada cultura e momento com curiosidade e otimismo.

Destemido em campo e inspirador fora dele, Clutch lidera pela ação — mobilizando companheiros de equipe, elevando o ânimo e transformando desafios em oportunidades de ascensão.

Características do mascote norte-americano

  • Posição: Meio-campista;
  • Personalidade: Aventureiro, curioso e otimista;
  • Habilidade: Liderança e inspiração;
  • Representa: O espírito empreendedor e diversidade americana.

Simbolismo cultural

Cada mascote foi escolhido para representar animais emblemáticos de seus respectivos países:

Alce (Canadá)

O alce é um dos símbolos mais reconhecidos da fauna canadense, representando a natureza selvagem e a vastidão territorial do país.

Onça-Pintada (México)

A onça-pintada é o maior felino das Américas e um símbolo importante da biodiversidade mexicana, especialmente nas regiões de selva.

Águia-Americana (Estados Unidos)

A águia-americana é o símbolo nacional dos Estados Unidos, representando força, liberdade e majestade.

Estratégia de marketing da FIFA

A criação de três mascotes distintos reflete a natureza única desta Copa do Mundo, sendo a primeira com três países-sede. Esta estratégia permite que cada nação se identifique com seu próprio representante, ao mesmo tempo em que promove a unidade do torneio.

Desde a Copa de 1966 na Inglaterra, com Willie, o leão, os mascotes se tornaram tradição no Mundial. Ao longo dos anos, houve personagens memoráveis como:

  • Naranjito (Espanha 1982) - uma laranja;
  • Pique (México 1986) - um pimentão;
  • Footix (França 1998) - um galo;
  • Fuleco (Brasil 2014) - um tatu-bola.

O conceito por trás dos três mascotes enfatiza como diferentes culturas podem se unir em torno da paixão pelo futebol, mensagem especialmente relevante em um torneio que une três nações com histórias e tradições distintas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias