À medida que o calendário avança e a contagem regressiva para o maior torneio de seleções do planeta ganha força, milhões de torcedores ao redor do mundo começam a voltar suas atenções para um momento decisivo que antecede a bola rolar: o sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O evento, marcado para esta sexta-feira (5), às 14h (horário de Brasília), em Washington, nos Estados Unidos, será o primeiro passo concreto da formação do caminho das 48 seleções que disputarão o Mundial — o maior da história.
A edição de 2026 traz uma novidade histórica. Pela primeira vez, três países dividirão o papel de anfitriões: Estados Unidos, México e Canadá. Com a ampliação do número de participantes, a fase inicial será organizada em 12 grupos, cada um com quatro seleções. Avançam para o mata-mata os dois primeiros colocados de cada grupo e, ainda, os oito melhores terceiros lugares, o que promete aumentar o nível de competitividade em todas as chaves.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Brasil fica em quarto no Mundial Sub-17 após jogo contra a Itália
- Com Brasil cabeça de chave, Fifa define potes do sorteio da Copa 2026
- Flamengo provoca Palmeiras e Andreas Pereira nas redes sociais
O protocolo do sorteio seguirá a ordem tradicional. Primeiro, todas as seleções do Pote 1 serão distribuídas nos grupos A a L. Em seguida, serão sorteados os Potes 2, 3 e 4, respectivamente. Nenhum grupo poderá receber mais de uma seleção da mesma confederação, com exceção da UEFA, que terá 16 representantes — por isso, cada grupo deve ter entre uma e duas seleções europeias.
Veja como ficaram os potes do sorteio
Pote 1:
- Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.
Pote 2:
- Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
Pote 3:
- Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
Pote 4:
- Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia,
- Quatro vagas da repescagem europeia,
- Duas vagas da repescagem intercontinental.
Onde assistir ao sorteio
O sorteio terá transmissão ao vivo para o Brasil em diferentes plataformas. O torcedor poderá acompanhar o evento pela TV Globo, em sinal aberto; pelo SporTV, na TV por assinatura; e pelo GE TV, no YouTube.
Quer mais notícias de esportes? Acesse nosso canal no WhatsApp
Quem disputa as vagas da repescagem europeia?
A Europa será dividida em quatro chaves na luta pelas últimas vagas:
- Europa A: Itália, Irlanda do Norte, País de Gales e Bósnia
- Europa B: Ucrânia, Suécia, Polônia e Albânia
- Europa C: Turquia, Romênia, Eslováquia e Kosovo
- Europa D: República Tcheca, Irlanda, Dinamarca e Macedônia do Norte
E quem briga pelas vagas da repescagem intercontinental?
As vagas internacionais serão disputadas pelas seguintes seleções:
- RD Congo, Jamaica, Nova Caledônia, Bolívia, Suriname e Iraque.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar