plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MUNDO

Após testes, Fifa aprova uso de chips em bolas

A Fifa anunciou nesta quinta-feira a aprovação de três mudanças em suas regras, entre elas, o uso de tecnologia em campo para confirmar se a bola entrou no gol. As alterações foram estabelecidas na reunião da International Football Association Board (IFAB

twitter Google News

A Fifa anunciou nesta quinta-feira a aprovação de três mudanças em suas regras, entre elas, o uso de tecnologia em campo para confirmar se a bola entrou no gol. As alterações foram estabelecidas na reunião da International Football Association Board (IFAB), guardiã das regras do futebol, em Zurique, na Suíça.

O uso da tecnologia foi liberado após nove meses de testes realizados por duas empresas: a GoalRef e a Hawk-Eye. A aprovação, no entanto, está condicionada a um teste final a ser realizado em cada estádio. Somente após esta verificação será liberada a utilização deste tipo de tecnologia em jogos oficiais de futebol.

A IFAB ressaltou que este mecanismo vai se restringir apenas para confirmar que a bola entrou ou não no gol. A entidade ainda não definiu quando começará a usar a tecnologia, mas especula-se que as novas regras sejam testadas no Mundial de Clubes, que contará com o Corinthians, em dezembro.

A medida deve encerrar uma das maiores fontes de polêmica no futebol. Na Copa do Mundo de 2010, a Inglaterra teve um gol mal anulado em um duelo com a Alemanha porque o árbitro não viu a bola entrar quase 30 cm no gol. Mais recentemente, a mesma Inglaterra foi beneficiada por causa de um gol anulado da Ucrânia nas mesmas circunstâncias.

Pela tecnologia apresentada pela Fifa, um chip dentro da bola ajudaria o árbitro a detectar se a mesma cruzou a linha do gol. A entidade não especificou se vai privilegiar algumas das empresas aprovadas nos testes.

A outra mudança apresentada nesta quinta diz respeito ao número de árbitros da partida. Depois de fazer testes por dois anos, nos torneios europeus, a Fifa aprovou a utilização de dois assistentes adicionais em campo para o auxílio do árbitro principal do jogo.

Na mesma reunião, a IFAB decidiu testar em caráter temporário o uso de lenço na cabeça, próprio de atletas muçulmanos. Segundo a Fifa, não há estudos científicos que mostrem risco de lesões em casos como esse. Esta liberação provisória será reavaliada na reunião anual da IFAB, em 2014.
(AE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo

    Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

    Últimas Notícias