Aseleção brasileira vai tentar manter um tabu de 63 anos nesta quarta-feira (15), às 23h15 no horário de Belém (com transmissão de TV Globo e SporTV), em Lima, na partida que encerra a temporada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018.
VEJA A CHEGADA DOS BRASILEIROS NO PERU
Com o apoio da torcida local, os peruanos, que eliminaram o Brasil da Copa América Centenário, nos Estados Unidos, podem obter um feito alcançado uma única vez por um rival do Brasil. Em 1953, uma equipe venceu o time nacional por duas vezes seguidas no mesmo ano em competições oficiais. Naquele ano, os paraguaios ganharam da seleção por 2 a 1 e por 3 a 2, em duas partidas válidas pela Copa América, disputada em Lima.
Palco da partida desta quarta, o Estádio Nacional foi o cenário das duas derrotas seguidas dos brasileiros naquele torneio continental. Com um gol de mão de Raúl Ruidíaz, em Boston, em junho, o Peru foi o responsável pelo último vexame do time nacional. A vitória dos adversários desta quarta-feira encerrou a segunda passagem de Dunga na CBF. “Acredito que o Peru pode ser protagonista nesta partida. Podemos vencer qualquer seleção”, afirmou o técnico Ricardo Gareca, que comandou o Palmeiras em 2014. A esperança de vitória do Peru é a dupla formada pelo atacante Paolo Guerrero, do Flamengo, e o meia-atacante Cueva, do São Paulo.
Depois do fiasco diante dos peruanos no primeiro semestre, a CBF mexeu na comissão técnica e contratou Tite, que deu início a uma sequência de cinco vitórias, 15 gols marcados e apenas um sofrido nas eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia. O time pulou da sexta colocação para a liderança do torneio sul-americano.
Caso o Brasil consiga superar a pressão peruana e vença em Lima, a equipe comandada pelo treinador gaúcho vai igualar o recorde de vitórias do time de João Saldanha nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1970.
Na ocasião, o time terminou com 100% de aproveitamento ao vencer as seis partidas.
“Hoje o futebol se baseia muito em números, em resultados, então os números estão a nosso favor. Temos que continuar concentrados jogo a jogo para seguir melhorando os números”, afirmou o goleiro Alisson. Em outras cinco ocasiões, o Brasil também foi batido duas vezes no mesmo ano, para os rivais Argentina (1957, 1963, 2012) e Uruguai (1950 e 1992). Mas, naquelas oportunidades, pelo menos uma das vitórias foi em amistosos.
APOSTA NO ATAQUE
Tite vai manter a formação ofensiva. Destaques na vitória contra a Argentina, por 3 a 0, Neymar e Philippe Coutinho vão permanecer no time. Eles vão atuar próximos do atacante Gabriel Jesus. O time brasileiro deverá ter apenas uma mudança. Suspenso, o lateral esquerdo Marcelo será substituído por Filipe Luís.

(Sérgio Rangel/Folhapress/Lima, Peru)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar