plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MUNDO

Fifa reduz pena por doping de 1 ano para seis meses

AComissão de Apelação da Fifa diminuiu a pena por doping de Paolo Guerrero para seis meses. A decisão, em segunda instância, foi conhecida ontem, em Zurique, na Suíça. Ele havia sido condenado a um ano de suspensão pela Comissão Disciplinar da entidade no

AComissão de Apelação da Fifa diminuiu a pena por doping de Paolo Guerrero para seis meses. A decisão, em segunda instância, foi conhecida ontem, em Zurique, na Suíça. Ele havia sido condenado a um ano de suspensão pela Comissão Disciplinar da entidade no dia 8 de dezembro (o julgamento aconteceu no dia 30 de novembro). Agora, o jogador está apto a jogar a Copa do Mundo, em junho, com a seleção do Peru, que não disputava a competição desde 1982.

O advogado Bichara Neto afirmou que mesmo assim, a defesa irá recorrer à última instância, a Corte Arbitral do Esporte (CAS), pela absolvição. Explicou que até sexta-feira deverá receber a fundamentação desta decisão e, com os documentos em mãos, poderá acionar o CAS.

“Ele quer a ficha limpa”, explicou Bichara, que, neste caso, trabalha em conjunto com o advogado Pedro Fida e também teve o reforço do espanhol Juan de Dios Crespo, advogado que defendeu Messi da suspensão nas Eliminatórias da Copa de 2018. “Quando recebeu a notícia, Guerrero ficou extremamente feliz. Mas, entendemos que esse é mais um passo nessa batalha. Claro que ir à Copa do Mundo é o que ele queria, mas também tem um contrato com o Flamengo e por isso queremos reduzir ainda mais a pena ou eliminá-la”, concluiu Bichara.

Em comunicado oficial, a Fifa explicou que “aceitou parcialmente” a argumentação da defesa do atleta e que “depois de analisar todas as circunstâncias específicas do caso, em particular o grau de culpabilidade do jogador, a Comissão de Apelação da Fifa considerou que um período de inelegibilidade de seis meses é uma sanção proporcional.”

Contando a suspensão provisória, desde 3 de novembro, Guerrero já poderá jogar a partir de maio. Ele, portanto, deve voltar a vestir a camisa do Flamengo, já que seu contrato termina em agosto. De acordo com Bichara, a defesa pode receber a documentação da Fifa ainda esta semana e acionará o CAS em no máximo 48 horas. Pedirá uma audiência até o final de janeiro de 2018, em Lausanne, na Suíça.

“Já existe reconhecimento de uma culpa muito menor Espero que no próximo recurso isso resulte em um perdão total. A redução total seria o ideal, até porque temos convicção que o jogador não tem culpa nenhuma”, afirmou o presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Mello.

PARA ENTENDER

Guerrero teve doping positivo para benzoilecgonina, metabólito da coca ou da cocaína, após consumir chá de coca ou com mistura com a folha de coca, em hotel no Peru, quando ficou hospedado com a seleção de seu país, na véspera da viagem para a Argentina, para confronto pelas Eliminatórias. Não houve contaminação cruzada.

05/2018 - Guerrero poderá atuar a partir de maio do ano que vem, já que a pena conta desde 3 de novembro.

(Carol Knoploch/Agência O Globo/Rio de Janeiro)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias