plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MUNDO

Nadal leva susto, mas vence e se garante como número um do mundo

Rafael Nadal está em busca de seu 17º Grand Slam (Foto: William West/AFP) Rafael Nadal não teve vida fácil neste domingo no Aberto da Austrália. Pelas oitavas de final do torneio, o espanhol enfrentou o argentino Diego Schwartzman, que complicou o adversá

Rafael Nadal não teve vida fácil neste domingo no Aberto da Austrália. Pelas oitavas de final do torneio, o espanhol enfrentou o argentino Diego Schwartzman, que complicou o adversário e chegou a arrancar um set. Porém, o favoritismo falou mais alto e o Toro Miúra triunfou por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (4-7), 6/3 e 6/3, em 3h51 de jogo.

Foi a primeira vez que Nadal perdeu um set no Aberto da Austrália e também a primeira vez que o argentino venceu um set do espanhol. No total, foram quatro confrontos entre os dois. Além disso, essa é a 33ª vez que Nadal se classifica para as quartas de final de um Grand Slam a 10ª vez que ele chega tão longe no Aberto da Austrália.

A vitória não garantiu apenas a vaga nas quartas de final, como também a manutenção da liderança do ranking, já que não poderá mais ser ultrapassado por Roger Federer, mesmo se este defender o título e sair da Austrália com seu 20º troféu de Grand Slam.

O próximo adversário de Nadal será o croata Marin Cilic, que anotou sua 100ª vitória em Grand Slam. O retrospecto contra o rival é amplamente favorável ao espanhol, que só perdeu um dos seis encontros anteriores que tiveram, nas semifinais do ATP 500 de Pequim em 2009.

Rafael Nadal tem 75 títulos na carreira (Foto: Saeed Khan/AFP)

O primeiro set Nadal aproveitou o nervosismo e os erros de Schwartzman e se impôs no jogo. O argentino foi se soltando no decorrer da partida e forçou o espanhol a salvar três break-points. Na sequência, porém, cedeu a quebra de saque e viu o número um fechar a parcial.

O segundo set foi marcado pelo equilíbrio e por seis quebras de saque, três para cada lado. Schwartzman respondeu à altura ao bom desempenho de Nadal e conseguiu forçar o tie-break. Dessa vez, o argentino levou a melhor e deixou tudo igual em Melbourne.

No terceiro set, Schwartzman continuou dando trabalho para Nadal, mas deixou escapar seu serviço no quarto game e não conseguiu recuperar. Mais inteiro fisicamente, Nadal continuou com o mesmo ritmo e, com duas quebras a seu favor, fechou o quarto e último set, decretando a vitória.

“Diego é um grande jogador. Ele teve um excelente começo de temporada, somos amigos e desejo o melhor para ele. É importante ter uma vitória como essa, com quase 4 horas de duração. Isso mostra que eu estou bem. Me dá confiança porque o jogo teve muita intensidade, então mostra que meu corpo consegue resistir”, destacou Nadal após o triunfo.

Confira os outros resultados da rodada:

Pablo Carreño-Busta 1 x 3 Marin Cilic (6/7 (2-7), 6/3, 7/6 (7-0) e 7/6 (7-3))

Kyle Edmund 3 x 1 Andreas Seppi (6/7 (4-7), 7/5, 6/2 e 6/3)

Fonte: Gazeta Esportiva

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!