O Paysandu entra em campo hoje, na Arena das Dunas, em Natal, às 16h, para enfrentar o América-RN, disposto a embalar de vez na Série C do Brasileiro. Motivação é o que não falta ao time bicolor, que acumula uma sequência de três vitórias no campeonato - contra Amazonas-AM, Clube do Remo e CSA-AL -, resultados que o levaram ao G8 do campeonato, ocupando, até antes do início da 15ª rodada, a 7ª colocação. Por sua vez, a equipe da casa tem nos 90 minutos de partida, a oportunidade de quebrar a série de quatro jogos sem vitória e, com isso, deixar a zona de rebaixamento da competição.
Até antes de a bola começar a rolar na rodada, ontem, com quatro partidas, o Diabo Potiguar era o 18º colocado, com 14 pontos, na frente apenas do Pouso Alegre-MG, que ficou de enfrentar, na abertura da virada, o CSA-AL, fora de casa, e o Altos-PI, lanterna do campeonato. Enquanto o Papão apresenta poder de reação no Brasileiro, após a chegada do técnico Hélio dos Anjos, o América vem de duas derrotas, para o São José-RS, fora de casa, e Manaus-AM, no mesmo local do jogo contra os bicolores, e dois empates como visitante, contra o Altos e o São Bernardo-SP.
O fato de o adversário se encontrar em uma situação delicada na Terceirona não é levado em conta pelos bicolores, conforme lembrou, antes da viagem do Papão, o zagueiro Wellington Carvalho. “Não é a posição (dos clubes) na tabela (de classificação) que vai determinar o que vai ser o jogo. Temos consciência disso”, observou o defensor. Autor do gol na vitória, por 1 a 0, sobre o CSA, Carvalho deve se manter como titular do Papão, ao lado de Paulão, no miolo de zaga da equipe.
Dos Anjos deve promover a volta do meio-campista João Vieira, que não pôde enfrentar o CSA por estar suspenso. A tendência é que o treinador saque Robinho para a volta do titular. Outro que cumpriu suspensão, mas pode continuar de fora da equipe é o lateral-direito Edilson. Anílson fez boa estreia no jogo passado e tem boas possibilidades de seguir como titular. No mais, a formação bicolor deve ser a mesma que bateu os alagoanos.
O América entra em campo pressionado por seus torcedores, que não se conformam em ver o time na zona de “degola” da competição. A pressão do torcedor alvirrubro só não é maior em cima da equipe pelo fato de o ABC-RN, principal rival americano, ocupar a lanterna da Série B, já que a rivalidade se assemelha ao que acontece no futebol paraense entre Paysandu e Clube do Remo.
FORMAÇÃO
João Vieira deve reaparecer após cumprir suspensão
A delegação do Paysandu deixou Belém, no começo da tarde de ontem, com destino a Natal. O treinador Hélio dos Anjos não revelou a formação da equipe que mandará a campo contra o América, mas é certo que o grupo terá mudanças em relação ao time que derrotou o CSA-AL. A volta do meio-campista João Vieira, provavelmente no lugar de Robinho, é uma das novidades do Papão. Vieira não pôde atuar na partida passada em decorrência do 3º cartão amarelo. O lateral-direito Edilson também está à disposição do treinador após cumprir suspensão.
Ontem pela manhã, o elenco bicolor fez o seu último treinamento, em Belém, antes de embarcar, após o almoço, rumo à capital potiguar. Dos Anjos aproveitou a atividade para fazer os últimos ajustes em sua equipe. Mesmo contente com a evolução do grupo, sobretudo no que diz respeito ao condicionamento físico, problema, segundo ele, já solucionado, o técnico ainda não está de todo satisfeito. “O nosso time pode e vai render muito mais, pois os jogadores têm potencial para isso”, declarou.
Os atletas relacionados para a partida, cuja lista não foi revelada à imprensa, como em todos os jogos do clube, ainda farão, hoje, um treino leve, em Natal. Durante a atividade é possível que já dê para se saber qual a ideia do treinador em termos de composição do time. Como não costuma mexer tanto em sua equipe, pode-se esperar um Paysandu bem parecido com o que começou a partida passada. A estrutura tática da formação bicolor não deve sofrer alteração, com Dos Anjos mantendo o 4-4-3, que vem utilizando desde que chegou à Curuzu e em clubes por onde passou.
ADVERSÁRIO
América precisa vencer para sair da zona
Os dois últimos compromissos do América pela Série C foram dois empates fora de casa - 1 a 1 com o Altos-PI, e 0 a 0 com o São Bernardo-SP. De volta a Natal, o Alvirrubro agora vai encarar o Paysandu. Na partida passada, em São Bernardo do Campo, o zagueiro Alan Ferreira foi acionado minutos antes do jogo para substituir Gilvan, que sentiu dores lombares, e deu conta do recado. Os pontos conseguidos pela equipe estão servindo para motivar o grupo tendo em vista o confronto com o Papão.
“Os dois pontos que conseguimos no Piauí e em São Paulo são importantes, sim, e podem fazer a diferença lá na frente. Em minha opinião fomos bem nos dois jogos, ‘sobramos’ fisicamente em campo, criamos e tivemos chances de voltar para Natal com vitórias. Destaco a entrega e dedicação do grupo em campo, não faltou vontade, e não faltará em nenhum jogo”, comentou Ferreira. O América é o 18º colocado na Série C e precisa da vitória para sair da parte inferior da classificação.
“Sabemos que o jogo contra o Paysandu será extremamente difícil, pois é uma equipe qualificada, que vem de vitória, numa crescente na competição e que também busca uma posição melhor na tabela. Por isso, a vitória é fundamental para nos aproximarmos dos nossos objetivos e seguir com força total nessa caminhada”, comentou o defensor americano. O técnico Dado Cavalcanti não terá o atacante Rafinha, que cumpre suspensão automática. Elvinho deve ser o titular no ataque americano.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar