O elenco do Paysandu inicia, hoje à tarde, a sua preparação para o jogo do próximo domingo, contra o Pouso Alegre-MG, na Curuzu, pela 18ª rodada da 1ª fase da Série C do Brasileiro. O treinador Hélio dos Anjos retoma ao trabalho, na Curuzu, a partir das 14h30, com pelo menos uma questão para resolver. Expulso na partida contra o Náutico-PE, o atacante Mário Sérgio, principal artilheiro do time na temporada, com 20 gols, e na Terceira Divisão, com sete tentos, não poderá entrar em campo, com o técnico tendo de definir, se é que ainda não escolheu, o substituto do goleador.
O que não faltam são opções para Dos Anjos recompor o setor ofensivo do time bicolor. Tem desde jogadores rodados no futebol, caso, por exemplo, do meia-atacante Ronaldo Mendes, que saiu do banco para iniciar a virada do time no final de semana, até um jovem atleta, o atacante Roger, que estreou diante do Timbu, fechando a virada, por 4 a 2, com o primeiro gol de sua carreira. Mendes, logo em sua chegada a Belém, informou que já atuou de diversas maneiras no futebol, inclusive, na função exercida por Mário Sérgio, que costuma jogar enfiado na área.
Outra opção para o ataque bicolor à disposição de Dos Anjos é Gustavo Custódio, que chegou a ser cotado para enfrentar o Timbu. Custódio é um dos contratados por indicação do treinador à diretoria bicolor. O jogador foi bem nas três partidas que fez com a camisa listrada, mesmo não tendo participado dos 90 minutos dos confrontos contra o Altos-PI, América-RN e CSA-AL. O jogador esteve no banco de reservas no final de semana, mas não chegou a ser acionado por Dos Anjos.
Mas, se a ausência do goleador bicolor é lamentada, apesar das peças de reposição disponíveis no elenco, a recuperação técnica de Vinícius Leite, outro jogador de ataque do grupo bicolor, é festejada pelo próprio atleta e pelos torcedores. Leite, voltou a marcar contra o Náutico, bem ao seu estilo, depois de ter passado alguns jogos sem balançar a rede. O próprio jogador admitiu, depois do jogo passado, que vinha se cobrando uma melhor atuação com a camisa do Papão.
“É um momento muito feliz. Sabia que eu estava devendo. Não vinha desenvolvendo o meu melhor futebol. Hoje (anteontem) pude desenvolver o meu melhor futebol”, comemorou o atacante, na saída de campo. Outro ponto que ameniza a ausência de Mário Sérgio no time, embora em outro compartimento da equipe, é a disponibilidade de Jacy Maranhão para o próximo compromisso bicolor. O jogador cumpriu suspensão diante do Náutico e agora está à disposição do treinador.
Time bicolor está às portas da classificação
PROBABILIDADES
A virada do Paysandu sobre o Náutico deixou o time e, principalmente, os torcedores do clube ainda mais confiantes na classificação à 2ª fase da Série C do Brasileiro. A convicção dos bicolores não existe por um acaso. Os números conspiram a favor do Papão, que, depois de entrar em campo, no último domingo, fora do G8 retornou a parte alta da tabela de pontuação do campeonato e em posição ainda mais confortável: 6º lugar, com 26 pontos. Os motivos não param por aí. O próximo compromisso do Papão, no domingo que vem, será contra o Pouso Alegre, já rebaixado à Série D do ano que vem.
Os 4 a 2, de virada, sobre o Timbu aumentou a possibilidade de o Paysandu avançar no campeonato, de acordo com os cálculos do confiável site Chance de Gol. Para ser mais exato, o Paysandu reúne, hoje, conforme a página na internet, exatos 79,5% de chance de classificação. Passando pelo Pouso Alegre, o Paysandu chegará a marca de 29 pontos, número que segundo aponta o Chance de Gol, tem 97% de viabilidade de classificação.
Desde a chegada do técnico Hélio dos Anjos à Curuzu, o time bicolor deu uma verdadeira guinada na Série C. O treinador, em sete partidas, obteve quatro vitórias, dois empates e uma derrota, esta sofrida diante do Brusque-SC, na Curuzu, partida ocorrida um dia após o desembarque do treinador em Belém, sem que ele tivesse o tempo adequado para preparar o time à sua maneira.
Confiança na torcida feminina para lotar a Curuzu
DOMINGO É DELAS!
O jogo do Paysandu, contra o já rebaixado Pouso Alegre-MG, terá público limitado a mulheres e menores de 16 anos, conforme determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Nem por isso, o técnico Hélio dos Anjos deixa de confiar em casa cheia, na Curuzu, no próximo domingo, quando o Papão terá cartada decisiva para avançar à 2ª fase da Série C do Brasileiro. O treinador afirmou, após a épica vitória bicolor do último final de semana, que acredita na força da Fiel, ainda que restrita, para empurrar sua equipe a um novo resultado positivo, na penúltima rodada da 1ª fase do campeonato.
“No próximo jogo, não teremos a torcida masculina (adulta), mas tenho certeza que a torcida feminina do Paysandu vai nos ajudar. Espero que tenhamos semana que vem o mesmo público de jogo”, comentou, referindo-se aos quase 15 mil pagantes registrados na partida com o Timbu. Na entrevista após o jogo do último domingo, Dos Anjos se queixou de não ter sido bem entendido ao criticar o comportamento de alguns simpatizantes do Papão, que têm causado o impedimento ou a limitação de público nos jogos do time no Brasileiro.
“Fui mal interpretado semana passada quando questionei as brigas de torcida. Quiseram me colocar contra o torcedor, mas o que quero é o que aconteceu hoje (anteontem), uma festa linda. Imagina se eu jogasse hoje (anteontem) sem torcida? O Náutico ia ficar muito mais confortável”, salientou o treinador. Este ano, o Paysandu já fez dois jogos sem a presença de público - São Bernardo-SP e Floresta-CE - cumprindo punição imposta pelo STJD por causa de briga de torcedores do clube, em 2022, no jogo contra o Figueirense-SC, também pela Série C. Agora são dois jogos com público limitado. O 1º deles contra o Pouso Alegre e o outro se o Papão avançar à 2ª fase do campeonato.
E MAIS...
PAULÃO NÃO JOGA MAIS EM 2023
O Paysandu informou no final da noite de ontem que o zagueiro Paulão sofreu lesão ligamentar no joelho direito, durante a partida do último domingo (13), contra o Náutico-PE, na Curuzu, pela 17ª rodada da Série C. O atleta terá de ser submetido a um procedimento cirúrgico. A previsão total de recuperação é de aproximadamente nove meses.
O diagnóstico foi confirmado após exames realizados nesta segunda-feira (14). Paulão é acompanhado pelos médicos do clube, que já iniciaram os procedimentos de pré-operatório e posteriormente vão agendar a cirurgia, no Hospital Mater Dei Porto Dias, em Belém.
EM NÚMEROS
79,5%
Chance de classificação do Papão.
PRÓXIMOS JOGOS
RODADA 18
20/08 - Paysandu x Pouso Alegre – 19h
RODADA 19
26/08 - Confiança x Paysandu – 16h
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar