
Na tarde deste domingo (28), o líder Criciúma recebeu o lanterna Paysandu, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Um confronto que uniu os dois extremos do campeonato, estando de um lado o Tigre catarinense, na 1ª colocação do campeonato, enfrentando o 20° e último colocado, o Papão da Curuzu. A partida teve também um reencontro com velhos conhecidos da torcida bicolor. Nicolas, Borasi, Matheus Trindade e o goleiro Alisson, todos ex-bicolores, começaram a partida como titulares do time catarinense.
E o que nem o mais otimista torcedor do Papão esperava do clube enfrentando o líder, fora de casa, aconteceu. O Paysandu atropela, de novo, mais um candidato ao título da Série B. Com gols de Reverson, Marlon e 2 de Maurício Garcez, o Papão goleou o Criciúma por 4x2. Agora a equipe alviceleste recebe o Cuiabá, na próxima quinta-feira (2), em Belém, para seguir tentando o milagre de permanecer na Segundona.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo foi eletrizante, recheado de emoções, viradas e lances de perigo para ambos os lados. A partida começou movimentada, com o Criciúma tentando impor seu ritmo logo nos primeiros minutos. A equipe da casa, que vinha de uma sequência de seis jogos sem sofrer gols na competição, buscava manter o controle da posse de bola, enquanto o Paysandu adotava uma postura mais defensiva nos momentos iniciais.
O Papão respondeu somente aos 10 minutos com Garcez, que cruzou rasteiro pela esquerda, obrigando a zaga do Tigre a cortar antes que Denilson chegasse para concluir.
Aos 13 minutos, o Criciúma abriu o placar. Jhonatan Robert recebeu na entrada da área, limpou a marcação com facilidade e chutou bonito, sem chances para o goleiro. O gol escancarou a fragilidade defensiva do Paysandu, que mostrava marcação frouxa e dificuldade para reagir. Aos 17, em uma jogada perigosa, Borasi aproveitou erro da defesa bicolor, invadiu a área e finalizou forte, mas o goleiro Matheus Nogueira fez uma grande defesa, salvando o Paysandu.
Mesmo assim, o Paysandu conseguiu equilibrar o jogo. Aos 19 minutos, Reverson encontrou Garcez em boa posição, mas o chute do atacante foi fraco e ficou fácil para o goleiro Alisson. Aos 24, o Criciúma voltou a assustar. A equipe trocou passes com tranquilidade e finalizou com perigo, demonstrando o domínio técnico no meio de campo. Em seguida, Borasi quase ampliou, cortando da esquerda para o meio e chutando com perigo, mas a bola foi para fora.
Aos 25 minutos, o clima esquentou fora das quatro linhas. Houve princípio de confusão na torcida do Paysandu, com a Polícia Militar precisando intervir para acalmar os ânimos. Mas, dentro de campo, o Paysandu crescia. Aos 30, veio o empate do Papão num chutaço do Reverson na entrada da área, sem chances para o goleiro Alisson. Em seguida, Garcez arriscou mais uma vez, e aos 36, André Lima quase virou com uma linda finalização de fora da área que explodiu na trave.
A virada bicolor veio aos 43 minutos: Marlon fez um cruzamento preciso na cabeça de Maurício Garcez, que virou o jogo para o Papão com categoria. Mas, quando tudo indicava que o Paysandu iria para o intervalo em vantagem, o Criciúma reagiu nos acréscimos. Já aos 49 minutos, Nicolas aproveitou cruzamento na pequena área e empatou a partida com um gol típico da "Lei do Ex", levando os times para o intervalo com o placar empatado em 2 a 2. A arbitragem encerrou o primeiro tempo logo na sequência, após um dos primeiros tempos mais intensos da competição até aqui.
SEGUNDO TEMPO
Logo no início, aos 2 minutos, Edilson arriscou a primeira finalização para o Paysandu, mas sem muito perigo para o gol do Criciúma. A resposta veio rápido, aos 4 minutos, com Nicolas escorando de cabeça para Diego Gonçalves, que não conseguiu aproveitar e chutou para fora. Pouco depois, aos 7 minutos, Diego Gonçalves arriscou de fora da área, a bola desviou e quase enganou o goleiro do Paysandu, que conseguiu fazer a defesa. Já aos 8 minutos, Maurício Garcez limpou na entrada da área e finalizou com perigo, mas o goleiro Alisson fez uma defesa importante para impedir o terceiro gol do Papão.
Aos 10 minutos, o Criciúma quase abriu o placar com Diego Gonçalves, que cabeceou na trave após um cruzamento de Marcinho. A partida ganhava em emoção e intensidade, com as equipes buscando o gol. Aos 12 minutos, o Paysandu fez sua primeira substituição, com a saída de Denilson e a entrada de Petterson. O Criciúma também começou a mexer no time, com a entrada de Juninho no lugar de Matheus Trindade aos 26 minutos, e Jean Carlos substituindo Nicolas aos 33 minutos.
Aos 15 minutos, Denner perdeu uma grande chance para o Papão, chutando por cima do gol após bela jogada de Petterson. Porém, aos 19 minutos, o Criciúma ficou com um jogador a menos: Felipinho recebeu cartão vermelho direto após cometer falta em Garcez; ele era o último homem na defesa.
Com a vantagem numérica, no lance seguinte, aos 22 minutos, Marlon marcou um gol importante após jogada ensaiada na falta, aproveitando o passe de Reverson e chutando forte para o gol, contando com falha do goleiro Alisson. A partir daí, o Papão dominou as ações e ampliou ainda mais o placar.
Aos 34 minutos, Maurício Garcez entrou sozinho na área, passou pelo goleiro e marcou um golaço, selando a vitória do Paysandu. O time ainda teve outras oportunidades, como o lance aos 41 minutos, quando Vinni Faria bagunçou a zaga do Criciúma e finalizou cruzado rente à trave, mas sem sucesso.
Nos acréscimos, com seis minutos de tempo extra, o árbitro apitou o fim da partida, decretando a vitória do Paysandu por 4 a 2 sobre o Criciúma, em um jogo marcado por viradas, expulsão e muitos momentos de emoção. Com essa vitória, o Papão soma pontos importantes na Série B na busca da sobrevivência quase que improvável na Segundona.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar