O ano de 2025 pode ser considerado um dos piores da história do Paysandu Sport Club. Com apenas 5 vitórias em 34 rodadas da Série B, o clube poderá ser rebaixado já na próxima rodada, com 3 jogos de antecedência para o fim da competição. Caso aconteça, será um dos maiores vexames (ou talvez o maior) do Papão ao longo dos seus 111 anos de existência.
Ironicamente, mesmo após a derrota vexatória deste sábado (25), em plena Curuzu para o Avaí, o Paysandu ainda não está matematicamente rebaixado, mesmo que, moralmente, já seja possível dizer que o clube estará na Série C em 2026. Isso porque o bicolor paraense está a 10 pontos da primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Os paraenses ocupam a lanterna da Série B com míseros 27 pontos, já o Athletic-MG, que está em 16ª, possui 37 pontos, e com 12 pontos ainda a serem disputados.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Márcio Fernandes escancara crise institucional no Paysandu
- Técnico do Paysandu explode: 'Faltou coragem no primeiro tempo'
- Apático no início, Paysandu diminui, mas perde para o Avaí
Porém, já na rodada seguinte contra o Atlético-GO, em Goiânia, na próxima sexta-feira (31), caso sofra mais uma derrota, o Paysandu será a primeira equipe matematicamente rebaixada para a Série C.
PODE ACONTECER DE NOVO
E o destino não poderia ser mais cruel com o torcedor bicolor. Isso porque o adversário que pode sacramentar o rebaixamento do Papão é o mesmo que desclassificou o clube em 2018.
Naquele ano, o Paysandu chegou na última rodada com chances de se salvar na última rodada da Série B. Uma simples vitória era o suficiente, visto que os demais resultados o favoreciam. No entanto, o que se viu foi uma sonora goleada sofrida por 5 a 2, em plena Curuzu lotada. E agora, 7 anos depois, o Dragão goiano pode, novamente, decretar o rebaixamento do Paysandu.
Quer receber mais notícias do Paysandu? Acesse nosso canal no WhatsApp
Ainda há esperanças?
O rebaixamento também poderá ser oficializado em caso de empate no próximo jogo, pois o Paysandu chegaria a 28 pontos e só poderia alcançar 37 pontos até o final da Série B (pontuação essa que o Athletic-MG já possui). Logo, mesmo se empatar o jogo contra a equipe goiana, e ainda dependendo de outros resultados, o Paysandu poderá ser rebaixado também.
No caso de uma improvável, mas não impossível vitória, as esperanças se renovam, mesmo que o cenário não seja nada favorável. Isso porque, com um eventual triunfo, o Papão chegaria aos 30 pontos, com possibilidade de chegar no máximo a 39. Números que, apesar da enorme improbabilidade, ainda podem livrar os bicolores do rebaixamento cada vez mais próximo.
Mas, para além de números e cenários possíveis, o que se vê em campo é um cenário de terra arrasada. Uma equipe que não consegue competir com seus adversários, facilmente dominada em todos os territórios; uma diretoria perdida em suas decisões e convicções, e um treinador que visivelmente está no seu limite. Diante do caos, somente a matemática segura o Paysandu na Série B, algo que nem ela mais pode fazer já a partir da próxima rodada.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar