O nome de Iarley tem um peso especial na história do Paysandu. Ele remete a um dos momentos mais marcantes do clube: o gol da vitória sobre o Boca Juniors, na Bombonera, pelas oitavas de final da Libertadores de 2003. Mais de duas décadas depois, o nome volta a ganhar destaque na Curuzu, agora nas costas de um zagueiro de 20 anos, formado nas categorias de base do Papão.
Batizado em homenagem ao atacante que entrou para a história bicolor, o jovem defensor conta que a escolha do nome veio por influência do tio, ainda antes de seu nascimento. "Antes de eu nascer, meu tio já vinha falando com meu pai que ia botar o nome de Iarley. Depois ele veio me falar que o Iarley foi um grande jogador aqui no Paysandu, e fiquei muito feliz pelo nome", disse.
Conteúdo relacionado
- Curuzu é confirmada e Paysandu abre temporada 2026 em casa
- Paysandu inicia venda de ingressos para estreia no Parazão

Apesar da coincidência no nome, as semelhanças param por aí. Enquanto o xará histórico brilhou como atacante, o novo Iarley atua na defesa. Natural de Belém, ele iniciou no futebol em quadras próximas de casa, passou por um projeto social no bairro do Tapanã e chegou ao Paysandu em 2019, após ser aprovado em um teste. "Espero alcançar coisas grandes igual o que ele alcançou aqui", afirmou o jogador.
O crescimento nas categorias de base foi rápido, principalmente no sub-17, onde se destacou e chamou a atenção da comissão técnica. Em 2023, aos 18 anos, recebeu sua primeira oportunidade no time profissional, chegando a disputar a final da Copa Verde, contra o Goiás, quando o Papão ficou com o vice-campeonato. Após retornar à base, voltou a subir ao elenco principal no ano seguinte.
Trajetória da base ao profissional

Na última temporada, Iarley chegou a atuar em três partidas pelo time principal, mas perdeu espaço com a troca de comissão técnica e acabou sendo emprestado ao sub-20 do Fortaleza, onde disputou o Campeonato Brasileiro e o estadual da categoria. "Me destaquei em 2022 e 2023, subi para o profissional, joguei quatro jogos, depois voltei. Em 2024, me destaquei de novo e subi outra vez. Hoje estou aqui em 2026 para compor o elenco e buscar coisas grandes", relembrou.
No fim de agosto, o garoto retornou ao Paysandu, voltando a vestir a camisa bicolor no Parazão e na Copa do Brasil sub-20, além de participar do último jogo oficial do elenco principal, contra o Athletic. Agora mais experiente e maduro, o zagueiro vê 2026 como o ano da afirmação definitiva no profissional. Confiante no trabalho do técnico Júnior Rocha, ele destaca o espaço dado aos jogadores formados na base.
Estreia no Parazão
O Paysandu estreia no Campeonato Paraense de 2026 no próximo domingo (25), às 17h, contra o São Raimundo, no Estádio da Curuzu. Para Iarley, será mais um passo na tentativa de honrar um nome histórico e escrever sua própria trajetória de conquistas com a camisa bicolor. "O Júnior está dando muita oportunidade para a base. Quero me manter focado, firme, para aproveitar as chances. Essa confiança é gratificante e esperamos fazer um excelente ano", concluiu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Comentar