
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (25) o áudio da equipe de arbitragem que gerou grande polêmica após o jogo entre Clube do Remo e Avaí, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além da vitória azulina pelo placar de 2 a 1, que foi o grande destaque da noite, outro assunto também chamou atenção que foi o lance marcado por um pênalti que dividiu opiniões dentro e fora de campo, incluindo entre os próprios árbitros.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Gol de pênalti e apoio da torcida marcam noite de Pedro Rocha
- Remo vence o Avaí de virada e volta a colar no G-4 da Série B
Diretoria do @AvaiFC emitiu nota de repúdio contra a arbitragem do jogo disputado ontem no Mangueirão, por conta do pênalti marcado ao @ClubeDoRemo, na jogada em que Pedro Rocha sofre a carga dentro da área. pic.twitter.com/tGKnZt4WsW
— Magno Fernandes (@Cf27Magno) July 25, 2025
No áudio divulgado, o árbitro de vídeo (VAR), Elmo Alves Resende Cunha, recomenda que o árbitro de campo, Emerson Ricardo de Almeida Andrade, revisasse o lance. No trecho, Elmo afirma: “Pra mim não tem o movimento de empurrão nas costas do jogador. Na hora que ele sente o braço, dobra as pernas e cai”. Ele acrescenta: “Recomendo revisão para você ver que não tem nenhum braço de referência no empurrão”. Apesar da orientação do VAR, o árbitro de campo decidiu manter a marcação do pênalti após revisar o lance.
Depois de revisar no monitor, o árbitro central declarou: “Elton, eu vou reiniciar o jogo com tiro penal. Para mim, tem um empurrão faltoso. Ok?”. A resposta do VAR foi apenas um “Ok!”, indicando concordância, mesmo com a divergência na avaliação. Na cobrança, Pedro Rocha converteu o pênalti, garantindo a virada do Remo e os três pontos na partida, além de se consolidar como artilheiro da Série B com nove gols. O lance polêmico aconteceu aos 42 minutos do primeiro tempo.
O lance aqui: pic.twitter.com/FG2yhXFq2L
— Fernando (@fernando10966) July 25, 2025
REVOLTA DO AVAÍ
A derrota do Avaí gerou reações fortes. Antes da entrevista coletiva do técnico Jair Ventura, o presidente do clube, Júlio Heerdt, gravou um vídeo nas redes sociais criticando a decisão da arbitragem. Ele afirmou: “Já apontamos vários problemas de arbitragem este ano, mesmo depois de vitórias do Avaí, então não é um choro de perdedor porque perdemos o jogo. Mas o juiz Emerson de Andrade prejudicou o Avaí e foi decisivo para esse resultado de derrota. Pênalti totalmente inexistente, o VAR deu a oportunidade de voltar atrás em um erro que ele cometeu e ele não volta atrás”.
Jair Ventura também não poupou críticas à arbitragem, chamando o juiz de “protagonista da partida” e reforçando a necessidade de melhorias na atuação dos árbitros na Série B. Ele declarou: “Vamos continuar trabalhando junto à CBF, reclamando dessa questão da arbitragem, mas o que vimos hoje em Belém não é aceitável. Não podemos admitir árbitros com esse nível, que influenciem num jogo tão disputado como foi hoje. Nossos atletas e nossa comissão sabem que vamos corrigir esses erros, mas a arbitragem não pode trabalhar contra o Avaí nesse campeonato”, concluiu.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar