Sábado, 04 de março, foi dia de ação social, em Belém. Em alusão ao Dia Mundial do Rim, a instituição particular, que trabalha no tratamento de hemodiálise, com pacientes renais crônicos, realizou testes de glicemia, aferição de pressão arterial, além de oferecer orientações sobre a prevenção da doença renal.
A ação ocorreu na Praça Brasil, de 08h às 12hrs.
Para o aposentado Elias, foi um momento de ativar o mood saúde. "Eu já tenho essa missão comigo há um tempo. Atividade física, alimentação balanceada e claro, frequentar médico sempre pra saber se estamos em dia com os exames e a saúde em geral", disse ele, já com roupa pronta para participar do Fit Dance, administrado pelo professor Marcos Brasil, educador físico, voluntário da ação.
Além de Marcos, que agitou as pessoas que estavam na praça, quem também estava todo animado era Reinaldo Caldas, profissional de Educação Física, também voluntário. "Realizar exercícios físicos de atividade moderada de maneira frequente na rotina faz com que os batimentos cardíacos aumentem. Isso é importante para manter a saúde em dia. Ao exercitar o corpo, você está trabalhando diversos órgãos", disse ele, acompanhado de sua equipe para lá de competente, que acompanhou idosos, jovens e curiosos que pararam para fazer atividade funcional no momento.
A ação contou com o apoio de muitos parceiros, além dos educadores físicos, o nutricionista Ricardo Pereira, bateu um papo super interessante com os curiosos e atentou para a importância do equilíbrio alimentar.
Gabriella Barros, coordenadora da ação e administradora da clínica Dialise explica que o objetivo é prosseguir com o evento nos próximos anos.
"A ideia é sempre crescer. Pra gente é um prazer estar levando orientação para as pessoas, principalmente sobre uma assunto tão importante e ainda tão desconhecido pela população", diz.
A médica Nefrologista Silvana Campos, que esteve na ação pela clínica, alertou sobre os dois exames simples , baratos e de fácil acesso que são o exame de urina rotina e a dosagem de creatinina. Esses exames detectam o bom funcionamento dos rins, uma vez que a doença renal é silenciosa e em grande parte só detectada em estágio mais avançado.
Estima-se que haja no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, em decorrência de vários fatores causadores do problema. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas sejam portadoras da doença.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar