As máquinas agrícolas disponíveis no mercado, hoje, já atuam com altas tecnologias agregadas, sendo operadas via satélite, GPS e, em alguns casos, até dispensando a necessidade de condutores. Para acompanhar essa evolução, as linhas de pneus voltadas para o setor agrícola também agregam alta tecnologia para proporcionar maior eficiência ao trabalho no campo.
O gerente nacional de vendas da RR Pneus, Junior Câmara, aponta que na linha agrícola, a tecnologia voltada para pneus precisa ter algumas características básicas para garantir não só maior eficiência ao trabalho, como também um menor custo de produção. “Primeiro, o pneu não pode gerar uma alta compactação do solo porque, quanto mais compactado o solo estiver, maior será a dificuldade da cultura germinar. Esse pneu não pode gerar um excesso de patinação na hora de arar o campo porque, quanto mais ele patinar, com isso ele aumentará o consumo de combustível do trator. Se o pneu não tiver a tração adequada, ele irá “patinar”, e isso fará com que o trator tenha um consumo de combustível mais alto, explica. “Então, esse pneu, além de reduzir a compactação do solo, e não gerar uma patinação excessiva, ele necessita ter uma tração elevada, ou seja, ele precisa ter muita tração para deslocar tanto o trator agrícola, quanto o implemento que estiver sendo puxado, seja uma carroça, uma grade de arar, uma plantadeira ou que for que o trator tenha a necessidade de deslocar”.
CONTEÚDO RELACIONADO
Considerando essas demandas, Junior lembra que os pneus Firestone possuem linhas voltadas especialmente para o agro e que atendem a esses critérios. “O pneu agrícola Firestone é o primeiro lugar na preferência no campo há mais de 20 anos, segundo revista especializada, a linha SAT 23º tem uma tecnologia única que são as barras em tamanho único com ângulo em 23º. Essa linha de pneus agrícolas tem uma tecnologia que são os ângulos das barras do pneu idealizadas em ângulo de 23º, uma tecnologia patenteada e exclusiva da Firestone, além de ser o pneu com o maior número de barras na banda de rodagem, que proporciona elevada tração, redução na compactação do solo e economia de combustível, favorecendo a produtividade da máquina, além de proteger a cultura que está sendo plantada. Ou seja, é uma tecnologia única da Firestone dos pneus que comercializamos aqui na RR Pneus”.
Junior Câmara aponta que essa linha é tão eficiente no campo que, inclusive, ela é muito utilizada para ser equipamento original de algumas máquinas pesadas. Fabricantes como John Deere, New Holland, Case, Komatsu, entre outras. É uma linha de pneus bem conceituada pelas montadoras na hora de equipar seus produtos.
Outra linha destacada pelo gerente nacional de vendas da RR Pneus é a linha Firestone Agrícola Florestal, que atua com pneus destinados a uma máquina chamada Skidder, que faz a extração de madeira em grandes áreas. “São pneus agrícolas florestais, que possuem alta tração e também possui cintas estabilizadoras de aço na banda de rodagem, o que favorece a sua resistência para o serviço severo, que é a extração de madeira. É diferente do agrícola tradicional que é voltado para aquele trator de fazenda ou da agricultura”, explica Junior Câmara. “Outra linha de pneu também muito procurada e vendida aqui no mercado local é a linha de pneus para terraplanagem, máquinas como a motoniveladora (patrol), pá carregadeiras, retroescavadeiras, rolos compactadores, etc.... São pneus também dessa linha usados na construção civil, terraplanagem, remoção de terra, compactadores de asfalto, classificados como fora de estrada”.
Devido à própria tecnologia agregada aos tratores agrícolas, Junior destaca que o mercado já partiu para os pneus agrícolas radiais, o que até um tempo atrás não se encontrava. “Antigamente no mercado só tinham os pneus agrícolas diagonais, mas hoje com a grande evolução das máquinas, as mesmas necessitaram de produtos mais desenvolvidos, e a maioria das máquinas já vem com esses pneus agrícolas radiais de fábrica, esses produtos proporcionam ainda mais durabilidade e produtividade ao campo”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar