plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ECONOMIZE

Atente para cinco hábitos que deixam seu carro gastão

Conheça os maiores vilões no consumo de combustível de um veiculo.

Imagem ilustrativa da notícia Atente para cinco hábitos que deixam seu carro gastão camera O temor de andar de carro e ficar sem combustível é proporcional ao de ficar sem dinheiro para comprar o líquido neste momento tão precioso | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um dos maiores problemas atuais dos motoristas é o preço da gasolina. Com o aumento estrondoso do valor dos combustíveis, que em alguns lugares chega a custar sete reais o litro em algumas regiões do Brasil, a preocupação em reduzir o consumo virou questão de sobrevivência para muitos.

Veja algumas dicas, com práticas e hábitos que podem ser adotas no dia a dia e acabam por elevar o consumo e você nem se dá conta. Abaixo cinco exemplos e aproveite cada gota do líquido que vai no tanque do seu carro.

1 - Andar sempre com tanque cheio ou na reserva

Para a saúde do carro não é interessante manter sempre o tanque cheio ou rodar na reserva, essas práticas contribuem para elevar o consumo. O ideal é parar o abastecimento assim que o gatilho for desarmado.

Vale lembrar que rodar com o tanque na capacidade máxima reduz a eficiência do veículo e danifica o cânister. Quanto mais peso houver a bordo, maior será a quantidade de combustível necessária para percorrer determinada distância.

Já deixar o tanque constantemente na reserva, tem risco de pane seca.

2 - Rodar muito pouco a cada dia

O carro que roda pouco pode "beber" mais a cada quilômetro rodado, tudo em decorrência da temperatura que o motor atinge para o calor expandir os componentes internos e, assim, proporcionar condições ideais de funcionamento e lubrificação.

3 - Deixar de usar o ar-condicionado na estrada

De acordo com o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o ar-condicionado pode aumentar em 20% ou até mais o consumo, pois o compressor do equipamento é acionado por correia ligada ao motor.

Sobre desligar o ar em dias quentes e abrir os vidros, principalmente em rodovias, é uma péssima opção, já que a turbulência de ar que entra na cabine acaba exigindo mais esforço do motor para manter o veículo em movimento, elevando o consumo até mais do que se você mantivesse a climatização ligada com os vidros fechados.

4 - Exagerar nos acessórios eletrônicos

O uso de equipamentos de som, alarmes e outros dispositivos demandam mais energia do que prevê o projeto do veículo, e alguns desses acessórios continuam ativos mesmo quando o automóvel está desligado.

O efeito mais óbvio é a redução da vida útil da bateria, que passa a reter cada vez menos carga e pode "arriar".

5 - Trocar óleo só de acordo com quilometragem

Trocar o óleo do motor e o respectivo filtro dentro da quilometragem estipulada no manual do proprietário é uma orientação básica para você evitar gastos não previstos e eventualmente elevados.

Após determinado período, os componentes do óleo se degradam e sua capacidade lubrificante fica comprometida, elevando o atrito de componentes internos do motor - e, consequentemente, o consumo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto Dicas

Leia mais notícias de Auto Dicas. Clique aqui!

Últimas Notícias