Diário Online
Notícias / Auto Dicas
ECONOMIA

Como driblar os gastos com IPVA em 2022

Especialistas ressaltam as vantagens do carsharing e da locação após alta nos gastos com veículos

segunda-feira, 10/01/2022, 16:00 - Atualizado em 10/01/2022, 15:59 - Autor: VICTOR PINTO


 

| Divulgação
  

Acompanhando a alta no valor venal dos veículos usados (segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, o acréscimo foi de 22,54% em média), o IPVA teve um aumento significativo em 2022 – automóveis tiveram aumento médio de 21,99% em 2021 e motocicletas tiveram aumento de 23,33% no mesmo período.

E apesar de muitos terem isenção do imposto (como pessoas com deficiência, taxistas, igrejas, veículos oficiais etc), quem tem carro próprio sabe bem que esta não é a única tarifa que chegou pra desafiar o bolso. Além de outros impostos e manutenção, há também o combustível caro.

Mas, segundo Daniel Schnaider, CEO da Pointer by Powerfleet Brasil e especialista em soluções para logística e redução de custos, há alternativas pra driblar o excesso de gastos em 2022.

Quem preza pela liberdade de ir e vir e não gosta de depender do transporte público ainda pode ter um veículo, mesmo que seja por um certo tempo e sem pagar por custos de manutenção, seguros, impostos etc – graças a opções de mobilidade como locação e carsharing, que são alternativas econômicas bem atrativas.

Além das locações, que segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – Abla, foi de 44,6 milhões diárias em 2020, existe a opção do carsharing, que atualmente é a escolha de 5 milhões de pessoas no mundo e que, até 2025, deve alcançar 35 milhões de consumidores, de acordo com estudo feito pela WRI. Há também outros modelos muito atuais de economia compartilhada, que são os aplicativos de carona solidária.

Então, o usuário pode escolher se quer manter o veículo por curto, médio ou até mesmo longo período. Basta se cadastrar no aplicativo do serviço e escolher o modelo e o valor que mais se adequam à sua necessidade.

As locadoras investem alto em renovação de frotas, mecânica, reparos, desempenho e tecnologias que possam dar segurança ao motorista, como o cálculo preciso de combustível, distância, GPS, pontos de wi-fi etc.

Os preços variam entre modelos, opcionais e diferenciais, bem como entre as plataformas de serviço. No entanto, a economia frente aos gastos anuais do veículo próprio é garantida!

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS