plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ECONOMIA

Como driblar os gastos com IPVA em 2022

Especialistas ressaltam as vantagens do carsharing e da locação após alta nos gastos com veículos

Como driblar os gastos com
IPVA em 2022
📷 |Divulgação

Acompanhando a alta no valor venal dos veículos usados (segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, o acréscimo foi de 22,54% em média), o IPVA teve um aumento significativo em 2022 – automóveis tiveram aumento médio de 21,99% em 2021 e motocicletas tiveram aumento de 23,33% no mesmo período.

E apesar de muitos terem isenção do imposto (como pessoas com deficiência, taxistas, igrejas, veículos oficiais etc), quem tem carro próprio sabe bem que esta não é a única tarifa que chegou pra desafiar o bolso. Além de outros impostos e manutenção, há também o combustível caro.

Mas, segundo Daniel Schnaider, CEO da Pointer by Powerfleet Brasil e especialista em soluções para logística e redução de custos, há alternativas pra driblar o excesso de gastos em 2022.

Quem preza pela liberdade de ir e vir e não gosta de depender do transporte público ainda pode ter um veículo, mesmo que seja por um certo tempo e sem pagar por custos de manutenção, seguros, impostos etc – graças a opções de mobilidade como locação e carsharing, que são alternativas econômicas bem atrativas.

Além das locações, que segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis – Abla, foi de 44,6 milhões diárias em 2020, existe a opção do carsharing, que atualmente é a escolha de 5 milhões de pessoas no mundo e que, até 2025, deve alcançar 35 milhões de consumidores, de acordo com estudo feito pela WRI. Há também outros modelos muito atuais de economia compartilhada, que são os aplicativos de carona solidária.

Então, o usuário pode escolher se quer manter o veículo por curto, médio ou até mesmo longo período. Basta se cadastrar no aplicativo do serviço e escolher o modelo e o valor que mais se adequam à sua necessidade.

As locadoras investem alto em renovação de frotas, mecânica, reparos, desempenho e tecnologias que possam dar segurança ao motorista, como o cálculo preciso de combustível, distância, GPS, pontos de wi-fi etc.

Os preços variam entre modelos, opcionais e diferenciais, bem como entre as plataformas de serviço. No entanto, a economia frente aos gastos anuais do veículo próprio é garantida!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto Dicas

Leia mais notícias de Auto Dicas. Clique aqui!

Últimas Notícias