plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
CUIDADOS

Dicas para a revisão da motocicleta

Descubra quais itens devem ser verificados para garantir o bom funcionamento da motocicleta e evitar imprevistos

Dicas para a revisão da
motocicleta
📷 |Divulgação

Alternativa para um deslocamento rápido e econômico nas grandes cidades, a motocicleta sempre deve passar por revisões periódicas, conforme o seu manual de manutenção, pra garantir o bom funcionamento do conjunto e evitar acidentes. E com o objetivo de auxiliar o piloto a manter a moto sempre em ordem, aqui vão algumas recomendações.

A primeira orientação é procurar um profissional qualificado pra fazer a revisão. É que muitos optam por fazer a manutenção por conta própria, porém a moto requer conhecimento e técnica. A aplicação de torques inadequados em alguns componentes pode causar quebras e situações de risco. Sem dizer que o descarte incorreto de fluidos ou materiais contaminados causa impactos negativos ao meio ambiente.

Dicas para a revisão da
motocicleta
📷 |Divulgação

Depois, verifique as velas de ignição a cada 3 mil quilômetros rodados ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Se apresentar falha de ignição, o motor pode não funcionar, colocando o motociclista em risco.

Ao checar as velas, inspecione também os terminais supressivos pra procurar oxidações, trincas e condições das borrachas seladoras.

Observe se há vazamentos no motor e faça a troca do óleo e dos filtros, usando sempre a especificação correta que consta no manual.

Dicas para a revisão da
motocicleta
📷 |Divulgação

Cheque semanalmente se o sistema elétrico está funcionando corretamente, principalmente lâmpadas e luzes de sinalização.

Observe os pneus quanto a desgaste, calibração, danos e validade. A verificação pode ser feita semanalmente.

Lubrifique periodicamente a corrente da transmissão e verifique se há folgas e desgastes excessivos, que podem gerar acidentes.

Observe as condições do sistema de freio e lembre-se de que o fluido tem período determinado pra troca.

Na suspensão traseira, veja se há folga nas buchas ou vazamento no amortecedor. Na suspensão dianteira, além de checar se existe folga na caixa (coluna de direção) ou vazamento, cheque o período para a troca de óleo. A falta de ação e o afundamento forte da frente da motocicleta em frenagens são indicativos de que algo pode estar errado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto Dicas

Leia mais notícias de Auto Dicas. Clique aqui!

Últimas Notícias