Carro na oficina é sempre uma dor de cabeça para o motorista, mas todos devem concordar que, pior mesmo, é quando o seu veículo cai nas mãos de um “mau mecânico”.
Alguém que aproveita para oferecer um reparo maior do que o necessário, aproveitando-se do pouco ou nenhum conhecimento que o cliente possui e o fazendo pagar por algo que não era necessário.
Um mantra que muitos motoristas aprendem com a vida nas estradas é sempre buscar uma segunda opinião, principalmente nos casos de orçamentos que terminam com um valor "salgado".
De qualquer forma, é sempre bom estar preparado. Por isso, aprenda a identificar alguns golpes e fuja dessas dores de cabeça:
1 - Carro empenado
Se você chegou à oficina com o seu carro, tome muito cuidado quando, em um primeiro momento, alguém afirmar que ele está empenado e que o problema está no alinhamento do veículo.
Não se trata de um diagnóstico simples, mas quem quer tirar proveito da situação pode querer empurrar para o cliente que é uma situação grave, sugerindo serviços como “cambagem” e “caster”.
2 - Pane elétrica
Apresentar um veículo com pane elétrica ou mau contato também exige do cliente atenção ao tratar sobre o problema com o profissional. Os especialistas recomendam que é preciso compreender o que, de fato, é o problema. Por vezes, uma limpeza é suficiente.
3 - Problema no motor
Outra situação clássica e motivo de muito orçamento astronômico é quando o carro apresenta problemas no motor. Imagine que, no painel, a luz espia mostra que a sonda lambda detectou algo de errado.
Ao chegar na oficina, pode ser que decidam tentar trocar ela ou até mesmo o catalisador quando, na verdade, o defeito estaria apenas no bico ou em uma vela; algo bem mais simples de ser resolvido (e até mais barato).
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4 - Transmissão do veículo
Durante o trabalho do mecânico ele recomendou a troca ou análise profunda de toda a transmissão do veículo quando há tranco (uma prática prejudicial ao automóvel)? Antes de prosseguir com a decisão, tenha em mente que se trata de um diagnóstico trabalhoso, motivo pelo qual o serviço será cobrado. O que seria só um “problema no sensor”, termina com a revisão da caixa inteira.
5 - Troca de peças
Considerado um dos golpes mais antigos está o da falsa troca de peças e funciona da seguinte forma: o cliente deixa seu veículo na oficina para uma revisão por tempo de uso, apesar de ter rodado pouco. O golpista vê a chance de não trocar a peça, mas cobrar por ela. Há os que também limpem a peça antiga para que ela pareça nova, sem levantar suspeitas do proprietário.
A dica aqui é: sempre peça para levar a peça antiga para casa - isso não impede o golpe, é claro, já que o golpista pode fazer uso de um elemento de outro carro, porém, deverá amenizar as chances.
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