A descarbonização dos veículos é um tema de extrema importância nos dias atuais, especialmente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela busca por soluções sustentáveis. A emissão de gases de efeito estufa provenientes do setor de transporte tem contribuído significativamente para o aquecimento global e seus efeitos negativos no meio ambiente.
Você sabia que um subproduto do leite, pouco utilizado, pode virar mais uma solução para a descarbonização dos veículos no futuro? Pois é, recentemente, a MMPA (Michigan Milk Producers Association) em parceria com uma destilaria do Canadá, anunciou que desenvolveu etanol para dar vazão às 14 mil toneladas de permeado de leite produzidos anualmente
Leia também:
Programa desconto em carros é atualizado e inclui Honda City
Carros mais baratos? veja as marcas que aderiram ao programa
Entenda
A destilaria é a Dairy Distillery, de Ontario, que já fabrica uma vodca feita à base de leite, a Vodkow.
O permeado de leite é rico em lactose, que é um tipo de açúcar. Como todas as outras formas de açúcar, ele pode ser usado para alimentar a levedura para produzir etanol.
Para isso, as empresas vão investir na construção de uma fábrica no valor de US$ 41 milhões, com US$ 2,5 milhões vindo do estado de Michigan, com previsão de inauguração em 2025.
A fábrica visa processar seu permeado de leite em 2,2 milhões de galões de etanol. É o equivalente a pouco mais de 83 milhões de litros. O uso do etanol do leite deve compensar 14,5 mil toneladas de carbono por ano.
Em artigo publicado no site da MMPA, o CEO da Dairy Distillery Omid McDonald disse que a transformação do permeado de leite em etanol era comum durante a crise do petróleo na década de 1970, mas o produto caiu em desuso
De acordo com o McDonald, o etanol de milho produzido hoje nos EUA pode ser mais prejudicial ao meio ambiente do que os combustíveis fósseis.
Segundo Omid McDonald, CEO da Dairy DistillerEssas, essas usinas foram desativadas após o fim da crise do petróleo, pois não podiam competir com o etanol de milho de alto volume. 'Com foco na redução de carbono, achei que valia a pena revisitar o etanol combustível permeado" disse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar