
Uma nova tendência de segurança veicular vem ganhando força nos sites de venda online no Brasil. Motoristas estão utilizando máscaras realistas instaladas nos bancos dos carros para simular a presença de passageiros. A prática, que já circulava em alguns países como os Estados Unidos, tem se popularizado agora no país como uma forma criativa de tentar afastar criminosos.
Conteúdos relacionados:
- Trabalhadores receberão bônus com divisão de lucros do FGTS
- Biometria passa a ser obrigatória para acesso a benefícios sociais
- Conheça Maranguape, a nova cidade mais violenta do Brasil
As máscaras variam entre modelos esportivos, de fantasia ou extremamente realistas, inclusive com feições humanas em 3D. O objetivo é dar a impressão de que o veículo não está vazio, o que, segundo quem adota a tática, ajuda a inibir furtos e abordagens criminosas.
O acessório é colocado geralmente no encosto de cabeça do banco do passageiro dianteiro. Em alguns casos, motoristas também o posiciona no próprio banco, quando deixam o carro estacionado por longos períodos.
Uma das variações mais comuns envolve o uso de máscaras que imitam rostos de anônimos ou celebridades. “A ideia é criar a sensação de que alguém está dentro do carro, mesmo quando não há ninguém”, explicam usuários em fóruns e vídeos nas redes sociais que viralizaram nos últimos meses.
Quer mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Embora não exista comprovação estatística da eficácia da estratégia, a criatividade dos motoristas reflete um cenário recorrente de insegurança, especialmente em grandes centros urbanos do país. Com isso, os “passageiros mascarados” têm se multiplicado como mais um artifício, mesmo que improvisado, para proteger os veículos e afastar a criminalidade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar