Nada de celulares, aparelhos ou jogos eletrônicos. Com o Dia das Crianças chegando, a ideia aqui é deixar a tecnologia de lado para criar laços entre pais e filhos.
Que tal resgatar brincadeiras "das antigas", como mímicas, estátua, pula corda, dança das cadeiras...? São infinitas as opções para ter bons momentos em família. Ou então, já pensou em optar por atividades recreativas que permitam a diversão de todos?
Veja a galeria do Dia das Crianças no DOL
Com pais e familiares cada vez mais ocupados e "sem tempo", a relação do brincar em família tem se tornado cada dia mais rara.
No entanto, é através da brincadeira que as crianças desenvolvem a imaginação, exercitam o corpo, desenvolvem habilidades motoras, além de ajudar na socialização e na cooperação. O alerta é da professora de educação física, especialista em fisiologia do exercício e proprietária da Fun Fit Kids academia infantil, Larissa Rezende.
Para a especialista, a relação do brincar em família vai além da diversão. "Os benefícios são diversos para todos, como aprimorar a relação em família, ter um tempo para o lazer, estreitar laços, além de deixar um pouco de lado os eletrônicos, que hoje ocupam grande parte do nosso dia a dia", explica.
Segundo Larissa, as atividades recreativas bem planejadas por profissionais qualificados, dentro de um ambiente adequado para crianças, vão além de um momento lúdico.
Crianças: veja como evitar acidentes em escadas rolantes e elevadores
"A recreação contribuiu para um desenvolvimento saudável que perpetua pela vida toda, pois estimula a questão psicomotora ou seja, desenvolve força, coordenação, flexibilidade, socialização, cooperação, lateralidade, organização, noção espacial, ou seja um desenvolvimento global", ressalta.
PARA CADA FAIXA ETÁRIA
Mas qual a atividade ideal para cada faixa etária? Para crianças de 2 a 3 anos, Larissa recomenda "atividades educativas com cores, números e letras, musicalidade, dança e muita socialização".
Como criar um filho emocionalmente saudável?
Já para crianças de 4 a 5 anos, a especialista destaca a importância de começar "a introduzir a imaginação, cooperação, atividades de equilíbrio, força, coordenação motora".
De 6 a 7 anos, a professora de educação física incentiva que é o "momento de introduzir regras, raciocínio lógico, aprender a lidar com as emoções e deixar as atividades mais dinâmicas". Segundo Larissa, "a prática de uma boa arte marcial também ajuda na concentração, disciplina e no desenvolvimento social".
Bullying na infância e adolescência: Como identificar e combater?
Já para crianças de 8 anos em diante, a especialista destaca levar em consideração os gostos e preferências de cada um. "Um esporte é muito bem recomendado, uma dança, mas sem uma cobrança excessiva para a criança não se frustrar ou criar alguma aversão a atividade física", enfatiza.
Rezende ressalta que o mais importante, independente da escolha, é que a criança desde cedo seja estimulada com exercícios para obter os benefícios para saúde, corpo e mente.
Como ajudar uma mãe com depressão pós-parto?
"O ideal é incentivar a prática de exercícios físicos até a criança encontrar o que ela realmente gosta de fazer, deixando também de lado um pouco seus eletrônicos e reservando um tempo para atividades e brincadeiras em família", concluiu.
A pedagoga Nádia Vieira, da Escola Colibri, também ressalta que "o brincar" na infância vai muito além do que apenas entreter. Segundo ela, é através das brincadeiras que a criança aflora no processo de aprender.
“A partir do brincar, várias ações são estimuladas, tanto cognitivas, quanto afetivas e emocionais”, ressalta.
Alimentação infantil: o que fazer quando a criança não come?
Nádia ainda faz um apelo para os pais neste Dia das Crianças.
“As famílias devem privilegiar brinquedos que estimulem o pensar! Ao presentear, escolha bem! Os pais usam o recurso de colocar vídeos no celular para entreter a criança, e muitas vezes deixam os filhos horas expostas à esse recurso, o adulto precisa ter consciência, porque é o exemplo da criança".
Veja alguns locais para diversão em família:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Parque Shopping Belém (@parqueshoppingbelem) em
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Mangal das Garças (@mangaldasgarcas) em
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Museu Paraense Emílio Goeldi (@museuemiliogoeldi) em
Ver essa foto no InstagramHorário se segunda-feira (14/10) retificado 😉
Uma publicação compartilhada por Estação das Docas (@estacaodasdocas) em
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Ilusionista Paulo Carvalho (@ilusionistapaulocarvalho) em
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Fox Livraria (@foxbelem) em
Reportagem: Andressa Ferreira
Edição: Enderson Oliveira
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar