A tosse seca é um sintoma de irritação muito comum que podem acometer adultos e crianças. Geralmente trata-se de um mecanismo de defesa do organismo que tenta expulsar algum alimento ou secreção.
No entanto, é importante que os pais fiquem atentos aos sinais da tosse seca em bebês, já que pode ser algum sintoma de resfriado, bronquite, asma ou rinite, por exemplo.
Uma opção para aliviar a tosse seca no bebê é deixar ele de pé no colo ou sentado, para ficar com a cabeça mais elevada, pois esta posição favorece que o bebê respire melhor. Uma outra forma de diminuir a tosse, é oferecer pequenas quantidades de água para diminuir a irritação na garganta.
Caso o bebê tenha febre, apresente dificuldades para respirar ou até mesmo as tosses estejam acompanhadas de vômito, é imprescindível que os pais procurem um pediatra imediatamente.
Principais causas da tosse em bebês
As principais causa de tosse seca no bebê são:
- Gripe ou resfriado;
- Cheiros fortes, como fumaça de cigarro, tinta fresca ou inseticida;
- Asma;
- Refluxo;
- Laringite;
- Rinite;
- Pneumonia;
- Coqueluche.
Além das infecções, outra possível causa de tosse seca em bebês é o engasgo que pode ser causado pela presença de um objeto ou alimentos na garganta da criança.
O que fazer
Veja algumas dicas que podem aliviar a tosse seca nos bebês
- Oferecer pequenas quantidades de água ao longo do dia, se o bebê tiver mais de 6 meses, amamentar sob livre demanda ou dar fórmula infantil para o bebê em temperatura ambiente, para diminuir a irritação na garganta. Os líquidos só devem ser oferecidos quando a tosse estiver controlada, para evitar engasgos;
- Lavar o nariz do bebê com soro fisiológico, quando o nariz estiver entupido também, pois isso ajuda a limpar o nariz, aliviando a tosse.
- Fazer nebulização com soro fisiológico, para limpar e hidratar as vias aéreas, diminuindo a irritação e evitando a tosse;
- Dar um banho morno no bebê com a porta do banheiro fechada, para produzir vapor no ambiente, ajudando a hidratar as vias aéreas e diluir as secreções;
- Usar um umidificador, no caso de sentir que o ar da casa está mais seco;
- Colocar um travesseiro ou toalhas dobradas por baixo do colchão, para elevar um pouco a cabeceira do berço, porque assim as vias aéreas ficam livres e o refluxo diminui, diminuindo a tosse seca do bebê;
No caso do bebê com mais de 2 anos, é possível dar 1 colher de chá, ou 2,5 mL de mel, antes de dormir, pois o mel ajuda a hidratar a garganta e aliviar a tosse, além de possuir propriedades antimicrobianas, antivirais e anti-inflamatórias.
SAIBA MAIS NO POST:
Medicamentos para tosse
É importante destacar que o uso do medicamento para tosse deve ser indicado por um pediatra, sobretudo quando a tosse seca é causada por situações mais complicadas, como rinite, pneumonia ou asma.
Quer mais notícias sobre saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
Assim, o pediatra pode prescrever alguns remédios, como antialérgicos, antibióticos, descongestionantes ou expectorantes, onde o tempo de uso e a dosagem do medicamento varia de acordo com a idade, o estado geral de saúde do bebê e a causa da tosse.
Quando devo levar o bebê ao pediatra?
É indicado levar o bebê ao pediatra principalmente se ele tiver menos de 6 meses, se tem alguma doença cardíaca ou pulmonar e/ou se apresentar alguns dos seguintes sintomas:
- Tosse seca por mais de 5 dias;
- Tosse principalmente durante a noite;
- Febre de 38ºC ou mais;
- Respiração mais rápida que o normal;
- Dificuldade para respirar, podendo ser observado pele e lábios azulados;
- Barulho ou chiado no peito ao respirar;
- Muito catarro ou catarro com sangue;
- Tosses com vômitos.
Na consulta com o pediatra, os pais ou responsáveis devem informar todos os sintomas, quando eles começaram e tudo o que foi feito para tentar aliviar a tosse seca no bebê.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar