Tá cansado de receber aquelas incômodas ligações de telemarketing? Essa dor de cabeça já tem os dias contados. A partir do dia 16 deste mês, os clientes de empresas de telefonia celular e de TV a cabo vão poder se livrar dessas ligações. As prestadoras de serviço têm até essa data para implementar a chamada lista do "Não Perturbe".
Quem pretende dar um fim as indesejadas ligações, deverá incluir seu número de telefone em um site único das operadoras, na aba "Cadastro Nacional Setorial de Não Perturbe". A determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vale para clientes das empresas Claro/Net, Algar, Nextel, Oi, Sky, Sercomtel, Tim e Vivo.
No site, o cliente terá a opção de escolher a empresa ou o tipo de serviço que não deseja ser incomodado. O primeiro passo é criar uma conta no site, inserindo nome completo, CPF e e-mail para criar login e senha de acesso.
A iniciativa da lista surgiu do diálogo entre as prestadoras e a Anatel "com o objetivo de criar proposta mais ampla de autorregulação de telemarketing para o setor de telecomunicações".
Leia mais:
Aprenda a bloquear chamadas de telemarketing indesejadas
Ligações impróprias estão com dias contados
A Anatel destacou que está acompanhando o processo de criação da lista e, além disso, o órgão estabeleceu que a divulgação do canal seja feita "de forma abrangente, clara e fácil". É importante ressaltar que a determinação não inclui chamadas de empresas de outros setores.
Nos últimos três anos, mais de 83 mil reclamações de chamadas inconvenientes de telemarketing.
(Com informações do O Dia)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar