O dia 13 de dezembro é de comemoração e devoção em homenagens à Santa Luzia, a protetora dos olhos. Uma das mais populares do preceito católico.
O nome da santa deriva do latim e significa portadora da luz. Ela é natural de Siracusa, na Itália.
Especula-se que ela era de família rica, que investiu na formação cristã dela, que chegou a fazer voto de virgindade perpétua. Após a morte do pai, Eutícia, mãe de Luzia, a queria casada com jovem de família boa, porém, pagão.
Luzia, então, pediu a mãe um tempo para pensar, já que a mesma estava enferma. Em seguida propôs à mãe que elas visitassem, em romaria, o túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do “não” para o casamento.
De forma milagrosa, a mãe de Luzia se curou e em seguida, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza que aquela era a vontade de Deus, tanto quanto à virgindade, quanto aos sofrimentos que ela ainda iria passar, assim como Santa Águeda.
Especula-se também, que antes de morrer, teriam arrancado os olhos da Santa. Sendo fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que a levou a Jesus – Luz do Mundo – até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.
PROTEÇÃO AOS OLHOS
Segundo a crença, lavar os olhos com a água da chuva no dia de Santa Luzia protege contra doenças e ainda cura. Muitos dos devotos costumam aparar um pouco de água da chuva em um recipiente para molhar o rosto e a visão pedindo proteção.
COMEMORAÇÃO EM BELÉM
Em comemoração ao dia da Santa, várias programações ecumênicas ocorrem em todo o mundo, inclusive a cidade de Belém. No bairro do Jurunas, por exemplo, ocorre hoje o encerramento das festividades de Santa Luzia, na paróquia localizada na rua dos Pariquis entre a travessa de Breves e avenida Bernardo Sayão.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar