plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BRASIL VAI PRA GUERRA?

Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial foi importante e ‘disputada’, explica estudioso

A elevação do tom de ameaça entre o Irã e os Estados Unidos, nesta sexta-feira (3), gerou diversos temores e especulações sobre uma possível guerra em escalas globais. E uma das possibilidades levantadas pelos internautas brasileiros é a participação do B

Imagem ilustrativa da notícia Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial foi importante e ‘disputada’, explica estudioso camera Imagem mostra a famosa Força Expedicionária Brasileira | Reprodução

A elevação do tom de ameaça entre o Irã e os Estados Unidos, nesta sexta-feira (3), gerou diversos temores e especulações sobre uma possível guerra em escalas globais. E uma das possibilidades levantadas pelos internautas brasileiros é a participação do Brasil no caso de um conflito bélico. Mesmo que tenha uma tradição pacífica, as tropas brasileiras tiveram uma participação na 2ª Guerra Mundial - e não tão inexpressiva como muitos acham.

Ameaça de 3ª Guerra Mundial vira explosão de memes! Veja os melhores

As Forças Armadas do Brasil entraram oficialmente na 2ª Grande Guerra no ano de 1942, cerca de três anos após a invasão das tropas alemãs de Adolf Hitler à Polônia, em 1º de setembro de 1939, fato que marcou o início da Segunda Guerra Mundial.
Na época, o presidente da República, Getúlio Vargas, decidiu se manter inicialmente neutro. No entanto, após entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt, decidiu apoiar os países aliados (formados principalmente por Estados Unidos, Inglaterra e França) na guerra.

Segundo Marcus Firmino Santiago da Silva, coordenador do curso de Direito da Escola Superior Professor Paulo Martins, do Distrito Federal, e estudioso sobre a Segunda Guerra, a participação brasileira foi muito importante.

"O apoio do Brasil foi disputado na Segunda Guerra. De forma um pouco velada por parte dos países do eixo (Alemanha, Itália e Japão) e de maneira clara pelos aliados, especialmente os norte-americanos, além da Inglaterra e da França", comentou.

O primeiro grupo de militares brasileiros chegou à Itália em julho de 1944. O Brasil ajudou os norte-americanos na libertação da Itália, que, na época, ainda estava parcialmente nas mãos do exército alemão.

O Brasil enviou cerca de 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e 42 pilotos e 400 homens de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os “pracinhas” diminutivo de praça, que é soldado) conseguiram vitórias importantes contra os alemães, tomando cidades e regiões estratégicas que estavam no poder destes, como o Monte Castelo, Turim, Montese, entre outras.

Mais de 14 mil alemães se renderam aos brasileiros, que também ficaram com despojos como milhares de cavalos, carros e munição.

A ação dos soldados brasileiros, no entanto, não foi fácil por vários motivos. Primeiro porque o treinamento recebido no Brasil e nos Estados Unidos não era muito próximo à realidade da guerra que encontraram. Os soldados não estavam habituados ao clima frio dos montes Apeninos, que atravessam a Itália e nem acostumados a lutar em local montanhoso. Só na batalha do Monte Castelo, houve mais de 400 baixas entre os brasileiros.

"Além disso, foi fundamental para o esforço de guerra a cessão de bases navais e aéreas no território brasileiro. Um desses locais que teve participação decisiva foi Natal, no Rio Grande do Norte", afirma o professor.

A capital potiguar serviu como local para abastecimento dos aviões de guerra americanos e base naval antissubmarinos. Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a FEB foi desfeita em 1946.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias