O “desafio da rasteira”, também conhecido como “quebra-crânio”, está viralizando cada vez mais nas redes sociais. Preocupado com a gravidade do problema, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) emitiu uma nota para alertar pais e educadores sobre a gravidade do caso, e afirma também que a “brincadeira” pode causar lesões irreversíveis.    

"Desafio da rasteira": menina morre ao cair e bater a cabeça

“A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) vem, por meio deste, alertar aos #pais e #educadores sobre a necessidade de reforçar a atenção com crianças e adolescentes, diante do #desafio “quebra-crânio”, que se alastra pelo ambiente doméstico, escolar e é reproduzido nas redes sociais. Esta queda pode provocar lesões irreversíveis ao crânio e encéfalo (Traumatismo Cranioencefálico - TCE), além de danos à coluna vertebral. Como resultado, a vítima pode ter seu desempenho cognitivo afetado, fraturar diversas vértebras, ter prejuízo aos movimentos do corpo e, em casos mais graves, ir a óbito”, diz a nota.

A SBN diz ainda que “o que parece ser uma brincadeira inofensiva, é gravíssimo e pode terminar em óbito. Os responsáveis pela ‘brincadeira’ de mau gosto podem responder penalmente por lesão corporal grave e até mesmo homicídio culposo”.

A Sociedade de Neurocirurgia afirma, também, que é necessário agir para interromper o movimento e prevenir a ocorrência de novas vítimas.

“Acompanhar e informar/educar sobre a gravidade dos fatos, pode ser a primeira linha de ação”, finaliza a nota.

Os internautas apoiaram a divulgação e condenaram o "desafio da rasteira". "Lamentável q tem adulto fazendo essa brincadeira/crime", "Chega dá aflição assistir os vídeos. Não é possível que essas pessoas não se preocupem com a gravidade do caso", "Aqui em casa já conversei com meus filhos sobre esse desafio, para jamais fazerem isso com os colegas e, também, para não serem vítima", comentaram. 

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS