Dom Bertrand de Orleans e Bragança, trineto do imperador Dom Pedro II e autoproclamado 'príncipe imperial do Brasil', disse durante entrevista na terça-feira (16) que não existe racismo no país e afirmou que “todo brasileiro tem um pouco de sangue branco, sangue índio e sangue negro”.
“Enquanto certos países têm um problema racial muito violento, aqui nós não temos”, disse em uma videoconferência da Fundação Alexandre de Gusmão, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. “Estão procurando criar esse problema racial, mas não conseguem. Aqui, todos nos damos bem. Aqui no Brasil, todos nós vivemos bem”, afirmou o príncipe.
Para o “príncipe imperial”, o povo brasileiro é pacífico e heroico. “O jeitinho brasileiro vem do índio. Nós temos outras qualidades dos índios, como a nossa sacrossanta mania de tomar banho todo dia. E esse calor humano que nós temos vem exatamente da raça negra. Nós formamos com isso um povo fabuloso. Nós fomos somando as qualidades dos vários povos e nós temos um povo que é pacífico e heroico ao mesmo tempo.”
Durante a videoconferência, Dom Bertrand também criticou a China por ser a maior causadora da pandemia do novo coronavírus. “Nasceu lá e foi de lá que se expandiu. Desde dezembro do ano passado já sabiam que havia um vírus. Portanto, os grandes responsáveis são os chineses”, disse.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar