Evitar a proliferação e a contaminação pelo coronavírus passou a ser uma preocupação diária da população, inclusive dentro de casa. Além da geração de lixo ter tido um aumento de cerca de 25%, por conta da pandemia, a característica do lixo descartado também mudou: máscaras, luvas, frascos de álcool em gel e lenços de papel passaram a fazer parte do material descartado diariamente, e podem representar riscos à saúde se não forem destinados corretamente.
Utilizar luvas para manipular o lixo, separar os itens e escolher corretamente o tipo de embalagem para depositar os materiais são atitudes que ajudam a evitar a transmissão pelo contato com resíduos que podem estar contaminados.
Separação e descarte
O primeiro passo para o correto descarte do lixo é fazer a separação adequada dos materiais. Além de separar o orgânico do reciclável, agora é preciso dedicar atenção especial aos materiais potencialmente contaminados, como luvas, máscaras de proteção e itens de higiene pessoal, como lenços de papel, por exemplo, que devem ser descartadas sempre em sacos para lixo adequados, pois oferecem grande risco de contaminação para outras pessoas, como os garis e catadores, por exemplo, depois que o lixo deixa a residência.
A recomendação é utilizar sacos para lixo resistentes a rupturas, descartáveis, impermeáveis e que sejam devidamente fechados. É preciso ter atenção especial, também, com o limite de peso das embalagens, que não deve ultrapassar 2/3 de sua capacidade. Para o descarte de objetos de pessoas que podem estar contaminadas e/ou que testaram positivo para a doença, o ideal é utilizar dois sacos para impedir qualquer vazamento e contato do material com o profissional responsável pela coleta urbana.
Retorno gradual: relaxar medidas de higiene é um perigo
Covid-19: atendimentos na Policlínica Metropolitana reduzem em 63%
Uma boa dica é o uso de sacos com a tecnologia "fecha fácil", que além da praticidade, a vantagem desse tipo de embalagem é que a pessoa praticamente não faz contato direto com o lixo, pois ele possui abas que facilitam seu fechamento, sendo ideal para o momento da pandemia.
O uso de sacolas com alça, que garantem mais praticidade na hora de manipular o lixo também proporcionam mais segurança.
Confira um passo-a-passo para o descarte seguro do lixo
Passo 1 – Lave bem as mãos com água e sabão, antes de iniciar a manipulação do lixo.
Passo 2 – Coloque luvas descartáveis, se possível.
Passo 3 – Não toque o rosto nem mexa nos cabelos, durante o processo.
Passo 4 – Separe o lixo de material reciclável do não-reciclável. Isole o lixo potencialmente contaminado (luvas, máscaras, itens de higiene pessoal, lenços de papel etc), e descarte junto com o lixo não reciclável.
Passo 5 – Escolha sacos para lixo resistentes, com tamanhos adequados ao volume de lixo. As opções com alças são melhores, pois evitam o contato com os resíduos.
Passo 6 – Feche bem as embalagens e as deposite em contentores de resíduos ou lixeiras apropriadas, observando dias e horários da coleta em sua rua/bairro.
Passo 7 – Retire as luvas, com cuidado, e as descarte corretamente em um saco para lixo, à parte.
Passo 8 – Lave novamente as mãos com água e sabão. Se não for possível, utilize o álcool em gel, espalhando bem entre os dedos.
Passo 9 – Oriente sua família e amigos a adotarem medidas seguras, também.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar