Temporais e ventos fortes atingiram o Sul do Brasil, na tarde desta terça-feira (30), causados, segundo meteorologistas, por um fenômeno chamado de ciclone-bomba. A previsão indica que o ciclone irá se afastar para o oceano a partir desta quarta-feira (1º).
Adriana Forte, paraense que atualmente mora em Florianópolis, diz que viu a ventania da janela do local que trabalha. Segundo ela, árvores caíram, telhados foram levados pelo vento e casas ficaram alagadas. "Choveu bastante, durante uns 10 minutos, o vento foi muito forte", relatou.
Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a chuva começou ainda pela madrugada de acordo com a cearense Fátima Feitosa, que reside na cidade. "Aqui no nosso bairro, os arroios (espécie de córrego) encheram, transbordaram de água", disse.
Fátima diz, ainda, que por morar em um local muito instável quanto a temperatura, eles já se sentem mais preparados quando acontece algum fenômeno natural, pois monitoram sempre a mudança no clima.
Veja imagens do fenômeno publicadas no Twitter:
Telhado voando em Blumenau 😨 #Blumenau #CICLONE #fimdomundo pic.twitter.com/8yvGKRd6fS
— 🌽ᶠᴸᴼᴾᴬᴰᴵᴺᴴᴼ (@vittar_aclamada) June 30, 2020
Ciclone passando por aqui , tristeza....#Curitiba pic.twitter.com/epGmob4lRd
— Ligia (@CtbaLigia) June 30, 2020
Florianópolis..quase q pegou o carro!! pic.twitter.com/ZmAdhgWO8b
— manezinho (@floripa7585) June 30, 2020
O fenômeno do ciclone-bomba acontece quando a pressão atmosférica despenca de maneira muito rápida em um curto período de tempo. De forma técnica, de acordo com a meteorologia, o fenômeno se dá no momento em que a pressão atmosférica no centro de um ciclone cai, em média, um hectopascal (unidade padrão de pressão) por hora.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar