Hoje (10) é o Dia da Pizza, prato tradicional italiano que encontrou no Brasil os ingredientes para torná-lo ainda mais saboroso, e se você quer aproveitar a data para comer de forma saudável, a gente te mostra como. Os itens mais comuns usados para fazer o alimento são farinha de trigo, óleo, água e fermento. Apesar de ser a receita do sucesso, por outro lado, a combinação pode trazer também prejuízos para a saúde.
Doutora em engenharia dos alimentos, Amanda Roman Guedes afirma que a substituição de alguns ingredientes pode tornar a pizza mais saudável e equilibrada. “Quando optamos por uma massa integral, por exemplo, temos fibras, antioxidantes e gorduras boas, que vão dar a sensação de saciedade e ajudar no trânsito intestinal. A receita também é uma opção para pessoas com dietas restritivas, que precisam controlar o colesterol ou perder peso”, comenta a engenheira.
Pensando em você, que quer aproveitar essa delícia, mas não quer perder a chance de manter a alimentação saudável em dia, uma boa opção é usar massa integral para compor o prato. Hoje você vai aprender como combinar ingredientes em uma receita de massa integral. Confira:
Ingredientes para uma pizza (6 pedaços)
2 xícaras de chá de Farinha de Trigo Integral
1 colher de sopa de margarina light
1 colher de sopa de Chia em Grãos
1 colher de sopa de Linhaça Marrom
1 xícara de chá de água morna
15 g de fermento biológico seco
Sal Marinho a gosto
Leia mais:
Da massa ao recheio: comemore o Dia da Pizza preparando uma receita saborosa
Homem recebe pizza há dez anos sem pedir e sempre recusa
Modo de preparo:
Misture a água morna com o sal e dilua bem o fermento;
Em seguida, junte com os outros ingredientes e sove a massa até ficar bem macia;
Abra a massa em uma forma de pizza e faça furos com um garfo. Leve para assar em um forno pré-aquecido a 200ºC por 10 minutos;
Retire do forno e deixe esfriar. Em seguida, acrescente o recheio à sua escolha e coloque novamente no forno na temperatura de 180ºC por 10 minutos;
Pode servir!
Para cobrir a massa, a indicação é o molho de tomate orgânico, que é livre de agrotóxicos. Entre as opções de recheios recomendados pela engenheira de alimentos estão: marguerita, palmito, frango desfiado, rúcula com tomate seco ou brócolis. “É interessante acrescentar vegetais, queijos magros e evitar embutidos e carnes gordurosas. A receita traz uma combinação de ingredientes ricos em vitaminas, proteínas, minerais e fibras, que auxiliam no bom funcionamento do organismo”, afirma.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar