A família de Renan Santos, líder do Movimento Brasil Livre (MBL), usou uma estratégia para driblar a obrigatoriedade de pagar impostos. A chamada 'receita de sucesso' foi a compra de empresas que estavam perto de falência para fugir do pagamento de impostos e lucrar às custas dos consumidores. 

A informação é do juiz Marco Antonio Vargas, que determinou a prisão de Renan e de outro empresário que tem suposto envolvimento com o MBL. Apesar da determinação, o juiz impediu a suspensão das atividades econômicas dos dois, que havia sido solicitada pelo Ministério Público, já que a pandemia "exige a preservação de empregos e a viabilização de exercício de atividades laborativas lícitas". 

Leia mais:

Integrantes do MBL são presos por lavagem de dinheiro

Agronegócio: Campo resiste e produz na pandemia

A Receita Federal confirmou a prática, nomeada como "segredo de sucesso", da família de Renan para evitar o pagamento de impostos.

"Eles não declaram nem pagam os tributos, e com isso enriquecem com a apropriação indevida dos tributos pagos pelos consumidores finais", afirma o pedido de prisão. 

A operação que prendeu os empresários e recebeu o nome de "Júnior Moneta" tem a finalidade de investigar fraudes e desvios de até R$ 400 milhões. Mesmo tendo ligação entre os envolvidos e o MBL, o MP afirmou que os desvios, até o momento, não são da alçada política, e sim envolvendo empresas ligadas aos presos. 

Renan Santos, líder do MBL Foto: Reprodução/Youtube

MAIS ACESSADAS