No final de julho, o Banco Central (BC) anunciou a nova nota de 200 reais, que deverá ser lançada e começar a circular no Brasil no final de agosto.

Porém, em meados ainda de agosto, já há uma versão falsificada da cédula circulando no comércio do Rio de Janeiro, mais precisamente em Madureira, zona norte.

A nota falsificada é da cor laranja, diferente da coloração aprovada pelo BC, cinza com detalhes marrons. A cópia também traz o animal escolhido pelo órgão, o lobo-guará, mas o BC também não divulgou imagens da nota e não se sabe ainda como será a imagem impressa do animal.

Veja mais:

Vira-lata caramelo pode estampar nota de 200 reais, diz Banco Central 

Nova nota de R$ 200 gera memes nas redes sociais; veja! 

"Como a nota de R$ 200 ainda não foi lançada e nem está em circulação, obviamente estamos diante de um caso de falsificação. A falsificação de notas, como sabemos, é crime", afirmou o Banco Central em nota ao jornal “O Dia”.

De acordo com o banco, as opções da moeda ainda estão em fase final de testes.

Falsificar notas é crime previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena de 3 a 12 anos de detenção. Colocar uma cédula falsa em circulação após ter conhecimento de sua falsidade, mesmo que recebendo de “boa fé”, pode resultar em 6 a 2 anos de prisão.

Cópia falsificada não apresenta a coloração anunciada pelo BC, cinza com detalhes marrons Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS