plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SINTOMAS EM COMUM

Hospital de São Paulo investiga possíveis reinfecções 

O Hospital das Clínicas de São Paulo abriu um ambulatório para pesquisar sete possíveis casos de reinfecção pelo novo coronavírus. Os pacientes estão sendo acompanhados há duas semanas. Exames e pesquisas em laboratórios estão sendo realizados para confir

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Hospital de São Paulo investiga possíveis reinfecções  camera Exames e pesquisas em laboratórios estão sendo realizados para confirmar ou descartar as suspeitas. | Reprodução

O Hospital das Clínicas de São Paulo abriu um ambulatório para pesquisar sete possíveis casos de reinfecção pelo novo coronavírus. Os pacientes estão sendo acompanhados há duas semanas. Exames e pesquisas em laboratórios estão sendo realizados para confirmar ou descartar as suspeitas.

Segundo o infectologista Max Igor Lopes, coordenador do ambulatório, os pacientes têm em comum histórico de sintomas de gripe e o fato de terem testado positivo para a Covid-19, mas depois de dois ou quatro meses terem e confirmado a presença do vírus no corpo novamente.

Segundo ele, dos 7 pacientes, 5 são profissionais de saúde. Um dos casos investigados é de um paciente que testou positivo em abril, quando teve apenas febre. Quatro meses depois, teve falta de ar e cansaço e de novo testou positivo.

Leia mais:

Caso de reinfecção reforça que cuidados devem ser mantidos

Médica desaconselha viajar de avião a lazer

Em três destes pacientes a equipe está investigando o sequenciamento genético para comparar o RNA (estrutura) do vírus da primeira e da segunda infecção. Essa análise só está sendo feita com esses três pacientes porque foram os únicos que a equipe conseguiu a amostra de secreção coletada no primeiro exame. Segundo Max, é até razoável pensar em uma segunda infecção, mas a confirmação depende de pesquisas, pois não há nenhum paciente que esteja sendo acompanhado desde os primeiros sintomas e confirmação da doença.

Nos casos em investigação no HC, as respostas que a equipe quer são a confirmação ou não da segunda infecção, a reação do organismo a uma mesma infecção e se há mutação do vírus.

Para isso, os pacientes vão ao ambulatório uma vez por semana ou a cada 15 dias e fazem coleta de exames de sorologia, com amostra de sangue, e o RT-PCR, com coleta de secreção da garganta e nariz.

Outros casos de possível reinfecção também estão sendo investigados no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto. O infectologista Fernando Bellissimo Rodrigues, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, confirmou que casos suspeitos chegaram ao conhecimento de sua equipe nas últimas duas semanas. “Entretanto, é difícil dizer um número com precisão porque vários deles não procedem e outras novas suspeitas estão chegando”, afirma.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias