O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, deixou vencer um contrato e suspendeu os exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que vivem com HIV, aids (a doença causada pelo vírus) e hepatites virais. A informação é do O Estado de São Paulo.
Governo do Pará anuncia busca por vacina contra o novo coronavírus
Pfizer divulga bula da vacina contra a Covid-19
O contrato venceu em novembro último. O MS chegou a iniciar um processo de licitação em outubro para buscar uma nova fornecedora, mas a empresa escolhida não enviou os documentos exigidos dentro do prazo.
Um novo pregão está previsto para ser aberto nesta terça-feira (8). Se houver vencedor no certame, a expectativa é retomar o serviço apenas em janeiro de 2021.
Por meio de nota, o MS afirmou que, por enquanto, fará o exame apenas para crianças com menos de 12 anos e gestantes que vivem com HIV e aids. Já os pacientes de hepatite C devem receber os medicamentos velpatasvir e sufosbuvir, que são mais eficazes e dispensam a genotipagem.
LEIA TAMBÉM:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar