Um motorista do aplicativo 99 foi banido da plataforma após expulsar um casal que transportava o filho autista, de 3 anos, da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para a sua residência, em Cascavel - PR. Por volta das 21 horas da última terça-feira (8), os pais pediram o carro via aplicativo, ingressaram no veículo, rodaram cerca de três quadras até que o motorista pedisse para que eles deixassem o veículo devido ao choro da criança. "Assim como qualquer pessoa, meu filho não estava em um dia bom. Estava agitado e teve uma crise, chorando muito. O motorista foi completamente grosso, falando com rispidez", conta a mãe do menino.
- Cresce índice de mulheres que se tornam mães dos 30 aos 39 anos
- Pazuello afirma que vacinação emergencial contra Covid pode começar em dezembro
"É uma deficiência invisível. As pessoas julgam pela aparência, com um preconceito escancarado como foi nessa situação. Fiquei arrasada, triste, frustrada. Todo sentimento que uma mãe sentiria se passasse por algo assim com o seu filho", declara. Além da denúncia no aplicativo, Marcele conta que vai registrar boletim de ocorrência. "Vou dar continuidade. A minha bandeira é o autismo. Sou eu que sinto na pele o preconceito, de ter uma criança com uma condição especial. Vou fazer a minha parte", disse.
O outro lado
Conforme a diretora de Comunicação da 99, Pâmela Vaiano, a ocorrência com Marcele é "intolerável". "Temos uma comunicação clara sobre respeito e diversidade, principalmente no trato de quem precisa de assistência especial". A empresa confirma que baniu o motorista e mobilizou uma equipe para atender Marcele, além de se colocar à disposição para colaborar com as investigações da polícia. Segundo a 99, há investimento contínuo para prevenir essas situações - inclusive uma plataforma de cursos para 100% dos motoristas com foco em diversidade e cidadania.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar