plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
FIQUE ATENTO!

Coronavac: Saiba o que significa cada percentual de eficácia da vacina 

Entenda as diferenças entre as porcentagens e a importância da vacinação no Brasil neste momento, com mais de 200 mil mortes já registradas por covid-19

Imagem ilustrativa da notícia Coronavac: Saiba o que significa cada percentual de eficácia da vacina  camera Entenda as diferenças e a importância da vacina | Instituto Butantan/Divulgação

Muitos brasileiros não veem a hora da campanha de vacinação contra a Covid-19 iniciar no Brasil. No entanto, várias dúvidas surgem em relação aos números divulgados sobre a porcentagem da eficácia da vacina coronavac, por exemplo.

Após o Instituto Butantan anunciar uma eficácia geral de 50,38% da vacina CoronaVac, dúvidas surgiram em relação aos números divulgados anteriormente, como o índice de 78% para prevenção nos casos leves de coronavírus e o de 100% para casos moderados e graves da doença.

Para esclarecer o assunto, a coluna VivaBem do site de notícias UOL, conversou com a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Flávia Bravo, para entender as diferenças entre as porcentagens e a importância da vacinação no Brasil neste momento, com mais de 200 mil mortes já registradas por covid-19.

"Um jeito de entender [por que com esses percentuais a vacina é eficaz] é pensar ao receber a imunização: eu até posso adoecer, mas não terei uma doença grave, não vou internar, não vou para a UTI nem precisarei de oxigênio. É isso que a gente necessita agora. Em termos de saúde pública, isso é importante para aliviar a pressão no sistema de saúde", diz a especialista.

Entenda os 100% de eficácia da CoronaVac

Foi realizado um estudo com 13.060 voluntários, todos eles profissionais da saúde, um grupo muito exposto à doença. Metade deles tomou a vacina CoronaVac e a outra parte recebeu placebo. Desde o início do ensaio, em julho, 252 pessoas foram infectadas com covid-19 —167 do grupo placebo e 85 entre os vacinados.

Entre elas, no grupo vacinado, não houve registro da doença em nível moderado a grave, que precisou de internação. Sete casos foram registrados no grupo que não foi vacinado.

Se não houve nenhum caso no grupo vacinado, isso aponta uma eficácia de 100% para evitar casos graves, moderados, internações e mortes pela doença.

E o que significam os 78%?

Para as infecções que foram leves, ou seja, quando a pessoa apresentou poucos sintomas de covid-19 e recebeu algum tipo de assistência médica, mas não precisou de internação, houve sete casos no grupo vacinado e 31 no grupo de placebo.

Segundo Bravo, isso significa que, para a prevenção para casos leves de covid-19, com sintomas, mas sem necessidade de internação, a eficácia é de 78%.

E os 50,38%?

Esse número é calculado com os 252 casos de pessoas que adoeceram dos dois grupos (o placebo e o vacinado), com qualquer gravidade da doença, na qual a proteção foi de 50,38%. "É um cálculo estatístico no qual se concluiu que temos uma proteção de 50%, ou seja, temos 50,38% menos risco de adoecer e, mesmo que adoeçamos, temos 100% de eficácia para não adoecer gravemente, não precisar internar, não precisar de uma UTI e também não vai morrer".

50% + 50% é igual a 100%?

A diretora da SBIm também esclareceu que, ao tomar as duas doses da CoronaVac, o valor de eficácia geral não é somado e chega a 100%, como algumas pessoas estão afirmando nas redes sociais. Isso porque o resultado de 50,38% é contando já com as duas doses aplicadas.

No Twitter, a thread (sequência de tuítes) do médico Marcio Bittencourt teve grande repercussão, com mais de 27 mil curtidas. Ele explica, ponta a ponta, os resultados do estudo sobre a CoronaVac no país. "Os resultados da CoronaVac são muitos bons! Eles têm impactos na estratégia de uso, eles tem limitações, mas eles são bons mesmo", escreveu.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias