Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
VEJA O VÍDEO!

Falta oxigênio em Manaus e pacientes começam a morrer asfixiados

Segundo profissionais da saúde, o cenário é de terror na capital

quinta-feira, 14/01/2021, 17:20 - Atualizado em 14/01/2021, 17:51 - Autor: Redação


Vídeo mostra cinco pacientes tendo que dividir um único cilindro de oxigênio
Vídeo mostra cinco pacientes tendo que dividir um único cilindro de oxigênio | Reprodução

Pelo menos 19 pacientes com covid-19 já morreram em hospitais de Manaus por causa da falta de oxigênio que assola o serviço de saúde da capital amazonense, entre o fim da noite de quarta-feira (13) e manhã desta quinta (14). Os profissionais de saúde relatam um “cenário de terror”. As informações são do Yahoo.

“Estamos recebendo relatos que são de um cenário de terror. Vídeos e áudios de colegas que estão vendo as pessoas morrendo na frente deles e não podendo fazer nada”, afirma o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mario Rubens Macedo Vianna.

Veja mais:

Especialista alerta para língua de covid, novo sintoma do coronavírus

De acordo com o médico, há um número não confirmado de 40 mortes que poderiam estar relacionada à insuficiência do estoque de oxigênio nos hospitais e pronto-atendimentos. “Esse número de 40 ainda não foi confirmado. Mas os números que o sindicato recebeu pela manhã são de 19 óbitos diretamente relacionados”, explica.

Por causa da crise no sistema de saúde, o Ministério da Saúde anunciou que começará a transferir pacientes do Amazonas para outros seis estados.

Em abril de 2020, no primeiro pico da pandemia, a demanda por oxigênio da rede estadual de saúde era de cerca de 30 mil metros cúbicos por dia. Na quarta-feira (13), a demanda chegou a 76 mil metros cúbicos.

As unidades que mais estão sendo afetadas pela escassez do gás são o Hospital Universitário Getúlio Vargas, Hospital Platão de Araújo, Hospital 28 de Agosto, o hospital do Instituto de Medicina Tropical de Manaus e o SPA (Serviço de Pronto Atendimento) São Raimundo.

Um vídeo feito por uma funcionária do Hospital Platão Araújo mostra o cenário de desespero. Nas imagens, cinco pacientes "revezam" um único cilindro de oxigênio na mesma sala. “Gente, pelo amor de deus, é uma calamidade. Os médicos não sabem o que fazer", diz ela. “Precisamos de socorro urgente”.

Veja o vídeo:


Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS