Os primeiros pacientes com Covid-19 de Manaus já começaram a ser transferidos para outros estados. O traslado foi realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os pacientes foram acompanhados de equipes de saúde.

Duas aeronaves C-99 do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) - Esquadrão Condor, realizam as missões de transporte dos pacientes com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense.

LEIA MAIS!

Bolsonaro ataca vacina, elogia cloroquina e fala sobre situação de Manaus

Um novo colapso no sistema de saúde de Manaus, após o aumento nos casos e internações por covid-19 em Manaus, provocou caos no município. Hospitais enfrentam falta de cilindros de oxigênio, usados, principalmente, em pacientes que necessitam de intubação. 

Vários estados brasileiros e até o governo da Venezuela ofereceram ajuda ao Amazonas. O país vizinho afirmou que vai disponibilizar oxigênio para atender os hospitais amazonenses.

O governador do Pará, Helder Barbalho, informou que o estado irá disponibilizar 30 leitos para pacientes acometidos pela covid-19 no Amazonas que necessitam de internação hospitalar. O estado do Ceará também se colocou à disposição para ajudar. O Piauí enviou 45 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e 30 mil testes de detecção do novo coronavírus para o Amazonas.

Os estados de Goiás, Espírito Santo, Piauí, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e o Distrito Federal informaram que também vão receber pacientes do Amazonas, que estão em tratamento hospitalar e dependem de oxigênio.

Avião da FAB transportando pacientes para outros estados Foto: Divulgação/Aeronáutica

MAIS ACESSADAS