plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIREITOS HUMANOS

OAB denuncia Bolsonaro à OEA por negligência na pandemia

Conselho Federal requer a adoção de medidas para que o governo apresente um plano eficaz no combate à pandemia de coronavírus.

Imagem ilustrativa da notícia OAB denuncia Bolsonaro à OEA por negligência na pandemia camera O motivo da denúncia é a atuação negligente do presidente Jair Bolsonaro no combate à pandemia da covid-19. | Divulgação

O governo de Jair Bolsonaro foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O motivo da denúncia é a atuação negligente no combate à pandemia da covid-19. As informações são do UOL.

Aprovação de Bolsonaro cai de 37% para 26% após crise em Manaus e erros com vacina

Para evitar fura-fila, governador quer divulgação da lista com vacinados no Pará

Segundo a OAB, a assistência a hospitalar é insatisfatória e o Executivo Federal não tem conseguido nem mesmo assegurar o abastecimento de insumos básicos, como oxigênio. O órgão destaca ainda, as "latentes violações aos direitos humanos carecedores de proteção irrestrita."

Na denúncia, a OAB ressalta que "o Brasil, que costumava ser referência para outros países quando se trata de campanhas de imunização nacionais de grande extensão, está longe de uma definição estratégica sobre o plano de vacinação de sua população". A instituição enfatiza ainda, que Bolsonaro "constantemente ataca pesquisadores e estudos científicos", além de defender amplamente a utilização de medicamentos sem qualquer comprovação científica para o "tratamento precoce" da Covid-19.

'Manaus está perdida', diz pesquisador que pede missão internacional e severo lockdown

Feriado de Carnaval é confirmado; veja todos os pontos facultativos de 2021 no Pará

"O fato de o presidente da República encarar a doença como algo menor e sem importância já é notório e público e suas atitudes no sentido de deslegitimar a vacina como medida eficaz evidenciam a falta de interesse do Estado em concretizar o plano de imunização nacional, colocando a saúde coletiva da população brasileira em situação de risco extremo", diz o documento.

Na petição, a Ordem também requer a adoção de medidas para compelir o governo Federal a apresentar um plano eficaz para a gestão do sistema de saúde, que assegure "a vida e integridade física dos cidadãos brasileiros".

Veja aqui a petição

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias