Diário Online
Notícias / Notícias Brasil
REAÇÃO

Presidente do IBGE se demite após cortes em orçamento

Susana Cordeiro alegou questões pessoais em sua saída

sexta-feira, 26/03/2021, 21:42 - Atualizado em 26/03/2021, 21:48 - Autor: Com informações do Poder 360


Susana Cordeiro Guerra, agora ex-presidente do IBGE
Susana Cordeiro Guerra, agora ex-presidente do IBGE | Fernando Frazão/Agência Brasil

A presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, pediu exoneração do cargo. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do instituto na tarde desta sexta-feira (26).

Segundo a nota divulgada pelo IBGE, o pedido de exoneração de Susana é motivado por questões pessoais e de família. A economista deve continuar no cargo até que um novo presidente, a ser indicado, tome posse.

Susana Cordeiro Guerra assumiu a presidência do IBGE em fevereiro de 2019.

Cortes no orçamento

O Congresso Nacional anunciou um corte expressivo no orçamento do Censo 2021, a coleta de dados detalhados sobre a população realizada pelo IBGE, que deveria ter sido feito no ano passado, mas foi adiado em virtude da pandemia.

Inicialmente, o Instituto aguardava um amparo de, pelo menos, R$2 bilhões para a pesquisa, mas o relatório do orçamento reduziu para R$71 milhões, equivalente a 3,5% estabelecido pelo governo federal.

Após o corte expressivo, o IBGE alertou para a inviabilidade da realização do Censo e que já trabalhava para dar início à coleta de dados para visitar todos os cerca de 71 milhões de lares brasileiros a partir de agosto desse ano.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS