plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TRISTE REALIDADE

Brasil bate recorde negativo de mortes na pandemia: 2.598

Consórcio de veículos de imprensa atualizou números neste domingo

Imagem ilustrativa da notícia Brasil bate recorde negativo de mortes na pandemia: 2.598 camera Crescimento de 42% causa novo recorde negativo ao país | Wagner Santana/Diário do Pará

O Brasil voltou a bater recorde na média móvel de mortes por Covid neste domingo: 2.598. É o maior número desde o início da pandemia e um crescimento de 42% se comparado com a última semana. A alta vem sendo puxada, principalmente, pelo Sudeste e Centro Oeste.

A média móvel é um instrumento estatístico para amenizar grandes variações de dados, como as que ocorrem aos finais de semana e feriados. Ela é calculada pela soma das mortes dos últimos sete dias e divisão por sete.

Até então, a média recorde anterior era de 2.548 mortes por dia, registrada neste sábado (27).

Os dados são os aferidos pelo consórcio de veículos de imprensa integrado por Folha, UOL, G1, O Estado de S. Paulo, Extra e O Globo e coletados até as 20h com as secretarias de saúde dos estados.

Nesta sexta (26), o país bateu o recorde de mortes em um único dia, com 3.600 óbitos. Mas, apesar de a situação ser gravíssima, ao menos parte desse elevado número de mortes registradas se deve a um represamento de dados que ocorreu durante a semana.

Nas últimas 24h, o Brasil registrou 1.605 mortes por Covid, além de 43.402 novas infecções. Assim, o país chega a 312.299 óbitos e a 12.532.634 casos da doença desde o início da pandemia.

Até terça-feira (23), o país completava 25 dias seguidos de valores máximos da média móvel. A sequência foi quebrada justamente no dia em que o Ministério da Saúde mudou a forma de registro das mortes, o que provocou dificuldade na documentação por alguns estados e fez o número de óbitos cair artificialmente. A medida gerou críticas, que levaram a pasta a suspender a mudança.

Ainda assim, o país completa 67 dias com média móvel de mortes acima de 1.000. E, antes de acabar, março de 2021 já é de longe do mês mais letal da pandemia, com mais de 56 mil óbitos. Antes, o maior número de mortes em um mês por Covid havia sido visto em julho de 2020, quando quase 33 mil pessoas perderam a vida para a doença.

VACINA

O consórcio de imprensa também atualizou as informações repassadas sobre a vacinação contra a Covid por 16 estados.

Já foram aplicadas no total 20.204.147 doses de vacina (15.504.363 da primeira dose e 4.699.784 da segunda dose), de acordo com as informações disponibilizadas pelas secretarias de Saúde.

Isso significa que somente 7,32% dos brasileiros maiores de 18 anos tomaram a primeira dose e só 2,22%, a segunda.

Nas últimas 24 horas, 255.516 pessoas tomaram a primeira dose da vacina e 20.789, a segunda.

A iniciativa do consórcio de veículos de imprensa ocorreu em resposta às atitudes do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que ameaçou sonegar dados, atrasou boletins sobre a doença e tirou informações do ar, com a interrupção da divulgação dos totais de casos e mortes. Além disso, o governo divulgou dados conflitantes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias