plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
REVIRAVOLTA

Despejadas, mãe e filha erguem casa com garrafas do lixo

Elas colocaram a mão na massa e ainda ajudaram a diminuir a sujeira na vizinhança

Imagem ilustrativa da notícia Despejadas, mãe e filha erguem casa com garrafas do lixo camera A casa foi construída com 4.298 garrafas de vidro retiradas do lixo | Globo Repórter

Atrás do sonho de morar perto da praia, de recomeçar a vida, Edna e Maria Gabrielly se mudaram de Curitiba para Pernambuco. No entanto, um ano após a mudança, mãe e filha se viram em uma situação difícil em meio a pandemia do novo coronavírus: desempregadas e com as economias acabando, foram ameaçadas de despejo da casa que alugavam.

"Tem muita dificuldade no meio do caminho. Só que quando a dificuldade está na sua frente, você tem que achar uma saída para ela. São barreiras que você tem que ir derrubando. E a gente fez isso, né?", diz Edna em entrevista ao Globo Repórter.

Despejadas, mãe e filha erguem casa com garrafas do lixo
📷 |Globo Repórter

Em meio as dificuldades, ela e a filha reagiram e enfrentaram com resiliência e encontraram uma forma bem original para resolver o problema: construíram sozinhas uma casa sustentável, com nada menos do que 4.298 garrafas de vidro retiradas do lixo.

Despejadas, mãe e filha erguem casa com garrafas do lixo
📷 |Globo Repórter

Nem Edna nem Maria Gabrielly tinham qualquer experiência como pedreiras e pesquisaram muito para conseguir colocar o projeto em pratica.

"Terminar a nossa casa é mostrar que nós duas, duas mulheres negras, fortes, construíram a primeira casa de garrafas de vidro do estado de Pernambuco. Catadas no lixo do mangue, em cima de um erro de muita pessoas. O primeiro processo disso tudo é não ter medo de colocar a mão na massa mesmo, e não sentir vergonha. De se sentir também forte o suficiente, capaz o suficiente para fazer isso", afirma Maria Gabrielly.

Despejadas, mãe e filha erguem casa com garrafas do lixo
📷 |Globo Repórter

A história de Edna, aliás, é de muitos desafios. Filha de pais analfabetos, ela começou a trabalhar em casa de família aos 12 anos, parou de estudar, criou sozinha dois filhos. Aos 35, decidiu voltar aos estudos e se formou em gestão pública.

A filha conseguiu bolsa de estudos em uma faculdade de moda no Recife e gasta seis horas por dia para ir e voltar da capital.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias