A youtuber Bianca Agostini Presti, também conhecida como “Sou Solis”, foi acusada de xenofobia por internautas em um vídeo publicado na última segunda-feira (12) em seu canal no youtube como parte de uma live comemorativa após atingir 10 mil inscritos.

passei 40 min do meu dia espumando de raiva vendo a hippie de iphone falando mal do Maranhão e fiz questão de anotar e citar as frases da triste paulista tendo experiências péssimas no lugar que ela considera um faroeste https://t.co/RNaV9A71iP

Segue o fio

— exótica (@_felfa) April 12, 2021

No vídeo de quase 40 minutos, a paulistana contou as experiências negativas que teve no estado do Maranhão. Os comentários repercutiram e motivou uma thread explicativa no Twitter sobre o assunto, reunindo diversas falas da youtuber consideradas “xenofóbicas”.

Entre as citações, estavam: “fui furtada por um cara que nem tinha cara de ladrão”, “as pessoas são mal educadas”, “lá é tipo faroeste, não tem muitas leis”, “fui morar lá porque pensei que fosse a Jamaica brasileira”, entre outros.

Posicionamento

Após a repercussão negativa, Bianca apagou o vídeo e emitiu uma nota em suas redes sociais, afirmando que recebeu críticas e que “sabia que isso aconteceria”, motivo pelo qual “foi tão difícil falar sobre e esperei quase 2 anos para me permitir”.

Nota emitida pela youtuber após a repercussão do vídeo
📷 Nota emitida pela youtuber após a repercussão do vídeo |Reprodução/Redes Sociais

Ao longo da nota, ela ressalta que nem todos poderão entender os desafios que enfrentou durante a estadia no Maranhão e que ninguém poderá tirá-la a experiência negativa vivida.

Posteriormente, ela voltou a falar sobre o assunto, mas através de um vídeo de pouco mais de 1 minuto publicado em seu canal. Sob o título de “Peço Perdão”, Bianca faz a leitura de um pedido de desculpas oficial e por escrito aos inscritos.

Comentários foram feitos pela youtuber durante live de comemoração pelos 10 mil inscritos. Foto: Reprodução/Vídeo

MAIS ACESSADAS