plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ROBSON OLIVEIRA

Motorista brasileiro preso na Rússia voltará ao Brasil

Robson Oliveira foi preso em 2019, após entrar no país com um remédio proibido na Rússia.

Imagem ilustrativa da notícia Motorista brasileiro preso na Rússia voltará ao Brasil camera Robson é ex-funcionário do jogador de futebol Fernando. | Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro anunciou neste domingo (2) que o governo russo concedeu indulto ao brasileiro Robson Oliveira, que estava preso desde 2019 por posse de substância proibida por autoridades do país europeu.

Em rápida declaração na entrada do Palácio da Alvorada, o presidente disse que o ex-motorista do jogador de futebol Fernando já está na embaixada brasileira na Rússia e deve retornar ao Brasil na quarta-feira (5).

"Depois de meses de negociação com o governo russo, com quem mantemos um excelente relacionamento, o Robson, ex-motorista do jogador Fernando, que estava detido há dois anos, já se encontra na embaixada brasileira", afirmou.

O presidente lembrou que o brasileiro ingressou na Rússia com um remédio que possui cloridrato de metadona -proibida no país. O governo russo vetou no fim dos anos 1990 o uso da substância, utilizada no tratamento de vício em drogas.

"O governo russo, usando a legislação local, cumpriu a lei. O Robson foi levado a julgamento e a pena seria alta para esse tipo de falha. Ele acabou sendo condenado a três anos de detenção", disse.Segundo Bolsonaro, o indulto foi concedido pelo governo russo em virtude da comemoração da Páscoa da Igreja Ortodoxa, a religião com maior número de seguidores na Rússia.

A notícia dobre o indulto de Robson foi informada ao presidente pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que esteve na manhã deste domingo (2) no Palácio do Alvorada.

No ano passado, Bolsonaro chegou a dizer que procuraria o presidente russo, Vladimir Putin, para pedir a liberação do brasileiro, já que a substância não é proibida no Brasil.

Os medicamentos em posse do ex-motorista foram encomendados pela família de Fernando, à época jogador do Spartak de Moscou e para quem Robson trabalhava. Atualmente, o volante é jogador do time chinês Beijing Guoan.

No ano passado, o caso de Robson ganhou destaque nas redes sociais, com a hashtag #JusticaporRobson, compartilhada inclusive por jogadores.

Fernando, por sua vez, publicou em redes sociais mensagens nas quais diza ajudar Robson a provar sua inocência, inclusive com o pagamento de seu advogado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias