plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
COVID-19

Média de mortes por covid no Brasil recua 14,7%

A média móvel nacional de óbitos ficou em 1.024 neste domingo (09). Ao todo, Brasil já perdeu 422.340 vidas para o vírus

Imagem ilustrativa da notícia Média de mortes por covid no Brasil recua 14,7% camera Média é comparada há 14 dias | Agência Pará

Cada notícia boa que chega pode sim significar motivo de comemoração, mas ainda não é hora de afrouxar as medidas de segurança contra a doença que já matou mais de 400 mil pessoas no Brasil e milhares no mundo afora. Afinal, todos esperam o fim da pandemia.

Neste domingo (09), foram registrados 1.024 óbitos, a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil ficou em 2.100. Em comparação ao aferido há 14 dias, houve redução de 14,7%. O indicador vem sofrendo quedas e registrando índices menores desde o dia 29 de abril.

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 38.911 novos casos. Ao todo, o Brasil já perdeu 422.340 vidas para o vírus e computou 15.184.790 casos de contaminação.

Foram adotadas recomendações de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada a de duas semanas atrás, devido ao tempo de incubação do novo coronavírus.

Em relação a variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15%, para mais ou para menos, não são significativas em relação à evolução da pandemia. Já percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda. As informações são dos cálculos feitos pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do portal Metrópoles, e se baseiam nos relatórios repassados pelo Ministério da Saúde.

Média móvel

Acompanhar o avanço da pandemia de Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou de casos está longe do ideal. Isso porque eles podem apresentar variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para reduzir esse efeito e produzir uma visão mais fiel do cenário, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa, então, representa a soma das mortes divulgadas em uma semana dividida por sete.

O nome “móvel” é porque varia conforme o total de óbitos dos sete dias

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias